28 de setembro
As participantes do Conselho Amplo iniciaram o dia 28 de setembro com o momento de oracao nos grupos de idiomas e depois, nas sala de encontro a oração foi conduzida pelas irmãs da Bolívia. O cântico "Mulheres da Alvorada" evocou reflexões sobre as mulheres que habitam os contrastes históricos e cotidianos, corajosamente enfrentando os desafios da vida, convertendo dor em esperança e ressurreição.
Irmã Elisa, coordenadora do dia, abriu o encontro convidando todas a manterem olhos, mentes e corações atentos aos temas a serem discutidos. A Irmã Eliana, coordenadora da Comissão de Comunicação, apresentou o Banco de Dados Digital da Congregação, um sistema centralizado e seguro, gerenciado em Curitiba, Brasil. O arquivo digital armazena informações essenciais sobre as Irmãs, facilitando a gestão e comunicação entre as províncias. A Irmã Elisa reforçou a importância de manter o cadastro atualizado e organizado.
ATENCÃO A INTERNACIONALIDADE DA CONGREGACÃO
Durante o encontro, também foram divulgadas estatísticas da Congregação, com o objetivo de aprimorar a organização e colaboração entre as (PRM). A discussão destacou a necessidade de apoio mútuo para expandir as atividades missionárias, tanto dentro quanto fora das regiões habituais.
Irmã Cristina trouxe atualizações sobre a composição das COMISSOES Internacionais e o trabalho que realizam, como Finanças (IFC), Comunicação (ICC), JPIC e Interculturalidade (IC), ressaltando a necessidade de recursos humanos liberados ou parte do tempo liberado, para dedicar a essas áreas, especialmente devido à internacionalidade da Congregação.
Irmã Dolores fez um apelo por maior investimento na formação das Irmãs, com ênfase no aprendizado de novas línguas e áreas de conhecimento, como Direito Canônico e Contabilidade, Comunicacao, Teologia, para fortalecer a missão e a gestão congregacional.
COMPROMISSO COM A MISSÃO DE COMUNHÃO
O encontro também abordou a colaboração com outras congregações internacionais, como ILAC (Instituto, Lion, Anecy e Chambery), que se reúnem anualmente para discutir questões cruciais, como finanças e formação. A próxima reunião geral será realizada em Roma, em 2025.
O Conselho também destacou a comemoracao dos 20 anos do Centro Internacional de Puy, um importante espaço de formação e interação entre irmãs e leigos. Em seguida, Irmã Dolores falou sobre a UIGS, que oferece programas de formação e serviços de apoio às congregações.
O encontro encerrou com uma emocionante celebração da Palavra, inspirada no evangelho de Lucas 9, 43-45, convidando as Irmãs a contemplarem Jesus crucificado e a reforçarem seu compromisso com a missão de comunhão, sob a proteção de São José e da Virgem Maria.