/it/memorial/371/irmariajacintaziliotto
Congregação das Irmãs de São José de Chambéry | Nuove Sante

Choose your language:


  • Nuove Sante

    Nome: Ir. Maria Jacinta Ziliotto



    Età: 91
    Anni di consacrazione religiosa: 71
    Data del decesso: 22/09/2022
    Luogo di morte: Caxias do Sul /RS

     

     “Eu te exalto, ó Rei, meu Deus, e bendigo o teu nome para sempre.” (Sl 145)

     

     

    Itamyra Ziliotto, filha de Jacintho Ziliotto e de Januepha Simin, nasceu em 28 de setembro de 1931, em Vacaria. Os pais tiveram 13 filhos. Em ordem cronológica, Itamyra era a segunda. Seguindo a tradição da fé cristã, em 16 de novembro de 1931,  foi levada para receber o Santo Batismo, na Capela Santo  Antônio, em Vacaria. Aos 28 de março de 1933, recebeu o Sacramento da Crisma com a presença de Dom João Becker, arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, na época em visita Pastoral à Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Antônio Prado.

     

    Os pais, profundamente cristãos, cultivavam o amor, a oração e o trabalho como valores que os sustentavam, principalmente, nas dificuldades e sofrimentos. Acolheram com amor, dispensando todo cuidado, os quatro irmãos surdos-mudos. A família teve muita preocupação com o futuro e a saúde deles. O pai, reunindo os filhos, confiou cada filho especial a um dos familiares. À Itamyra foi confiada a irmã Nair. Decidiram também construir uma casa para os quatro irmãos especiais. Admirável essa preocupação da família em relação ao futuro desses seus filhos e irmãos.

    Vivendo nesse ambiente de incertezas, solidariedade e cuidado dos irmãos mais necessitados e incentivada pela vocação de três tias que seguiram a Jesus na Vida Religiosa Consagrada, Itamyra foi fiel ao convite que Jesus lhe fazia de segui-Lo como Irmã de São José e no dia 19 de outubro de 1951 fez o Primeiro Engajamento na Congregação das Irmãs de São José de Chambéry.

     

    Durante 48 anos, Irmã Maria Jacinta dedicou sua vida ao cuidado dos doentes, como auxiliar de enfermagem nos hospitais: São Francisco, Concórdia; São Pedro, Garibaldi; Nossa Senhora de Caravágio, Jaquirana e no Ambulatório do Hospital Nossa Senhora de Lourdes, Veranópolis. Sempre foi muito dedicada e atenciosa com os doentes, principalmente, os mais necessitados e acompanhava com carinho os pacientes em sua fase terminal.

    Irmã Maria Jacinta viveu o Carisma de Unidade no exercício de sua missão. Ela mesma assim se expressou: “Encontrei forças na oração, no convívio fraterno, no abandono à Vontade de Deus e na certeza de sua presença em tudo o que eu fazia. Meu ponto alto era a obediência. Sentia muita alegria no encontro com minhas Irmãs. Mas minha alegria maior sempre foi o encontro com Jesus na Eucaristia. Cultivei o amor ao Espírito Santo, a Nossa Senhora e a São José de quem sempre senti proteção e ajuda.”

     

    Sentindo suas forças diminuírem, a saúde fragilizada e necessitando de maiores cuidados, Irmã Maria Jacinta passou a residir na Comunidade Nazaré em Caxias do Sul.

    Irmã Maria Jacinta, atendendo ao último chamado do Senhor, entregou-se definitivamente ao Pai no dia 22 de setembro de 2022 em Caxias do Sul, aos 91 anos de idade e 71 de Vida Religiosa. Acolhendo seu pedido, será sepultada no túmulo da família, em Ipê, RS.

     

    Querida Irmã Maria Jacinta, agora certamente podes proclamar: “Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé!” Junto a Deus, intercede por nós, tuas Irmãs, teus familiares que tanto amavas e protegias. Conforta os doentes, em especial, nossas Irmãs enfermas para que sejam fortes na fé, na esperança e na entrega ao nosso Deus de ternura e misericórdia. Continua acompanhando, agora junto do Senhor, nossa Província em Capítulo.

    Descansa em Paz!