/it/memorial/366/iralexandrina
Congregação das Irmãs de São José de Chambéry | Nuove Sante

Choose your language:


  • Nuove Sante

    Nome: Ir. Alexandrina



    Età: 90
    Anni di consacrazione religiosa: 69
    Data del decesso: 21/08/2022
    Luogo di morte: Caxias do Sul/RS

     

    “Ficai sempre alegres, orai sem cessar, dai graças por tudo!” (1Tes 5,17-19)

    Para quem conheceu e conviveu com Irmã Alexandrina sabe que essa recomendação de São Paulo resume sua vida, sua missão e era assim que ela servia as Irmãs, na alegria, total dedicação, nunca faltando criatividade e compaixão.

    Irmã Alexandrina nasceu no dia onze de março de 1932, em Vacaria, RS. Seus pais, Pedro Della Giustina e Ignes Lovatel, tiveram onze filhos, todos, segundo os relatos de Irmã Alexandrina, constituindo famílias sustentadas no amor e na unidade, guiadas pelos valores da fé, do trabalho, da festa e da simplicidade.

     

    No dia 27 de março de 1932, quando foi batizada, recebeu o nome de Maria Lourdes. Fiel ao chamado do Senhor para servi-Lo na Vida Religiosa Consagrada, Irmã Alexandrina fez o Primeiro Engajamento no dia 16 de dezembro de 1953 em Garibaldi, assumindo viver o lema: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua Palavra” (Lc 1,38) que serviu como luz a iluminar sua caminhada durante os 69 anos de Vida Religiosa Consagrada como Irmã de São José.

    Irmã Alexandrina sempre se destacou pela alegria de servir. Servia as Irmãs acolhendo a cada uma na sua especificidade. Desconhecia o cansaço. Era dinâmica, aberta, acolhedora e de uma simplicidade que encantava as pessoas que dela se aproximavam. Mesmo o trabalho sendo exigente, nunca deixou de rezar, de estar com o Senhor, acolhendo, meditando sua Palavra.

    Perguntada como rezava, respondeu: “Permaneço à escuta do Espírito Santo como Maria, numa atitude de silêncio”.  Procurava aprofundar e ser fiel ao que pediam as Constituições Primitivas das Irmãs de São José: “A Comunidade não existe para si mesma, mas para a missão de Comunhão. É lugar de amizade, de oração e partilha”. Sempre se fez presente na comunidade Igreja dando testemunho de pessoa realizada e feliz em sua Vocação de Irmã de São José.

     

    De 1954 a 1958, Irmã Alexandrina integrou a comunidade das Irmãs no Colégio Sévigné, em Porto Alegre: em 1959 e 1960, esteve em Lagoa Vermelha, na Escola Rainha da Paz; de 1961 a 1974, trabalhou no Hospital Nossa Senhora da Saúde, em Caxias do Sul, mas foi em Garibaldi, no Convento São José, que ela viveu 29 anos prestando seus valiosos serviços junto às Irmãs e ao Hotel Mosteiro São José. A cada encontro, retiro, Assembleia ou Capítulo Provincial realizados em Garibaldi, lá estava Irmã Alexandrina sempre com o mesmo sorriso, a mesma alegria acolhendo a cada Irmã que chegava, oferecendo um chazinho, cafezinho, biscoitos ou aquilo de que cada uma precisava.

     

    Irmã Alexandrina gostava de participar de encontros de formação e de oração, realizados na Província ou Comunidade paroquial. Vibrava com a Vida, História e Missão da Congregação. Seu grande sonho e desejo era viver e construir a comunidade local no amor, na verdade e na comunhão.

    Ao celebrar 50 anos de Vida Religiosa Consagrada, assim se expressou: “Louvo e agradeço a Deus por tantas bênçãos, a Ele minha eterna gratidão pelo dom da vida, pelos meus pais, minha família e Congregação!”

     Amava reler a vida e a missão de Padre Jean Pierre Médaille, em especial, sua opção pelos abandonados e sofredores.

    Irmã Alexandrina falava com o coração cheio de carinho de seus irmãos, dos familiares, da sua infância e da família. Falando para os jovens, disse: “Avancem sempre, tenham coragem de seguir o Mestre e não se arrependerão!”

     

    Irmã Alexandrina depois de um breve tempo de enfermidade, nos deixou, partindo para junto de Deus, com a Idade de 90 anos, recebendo dele a recompensa por tanto bem feito junto às Irmãs, aos familiares e às pessoas que lhe pediam orações ou qualquer outra ajuda.

    Querida Irmã Alexandrina, só a fé em Cristo Ressuscitado pode nos consolar nesse momento que de ti nos despedimos. Não esqueceremos teu testemunho, o amor com que vivias tua missão, tua presença sorridente e afável entre nós, Irmãs de São José. Eterna gratidão! Descansa em Paz!