/fr/memorial/352/irolimpiamariamaliavacca
Congregação das Irmãs de São José de Chambéry | Nouvelles saintes

Choose your language:


  • Nouvelles saintes

    Nom: Ir. Olimpia Maria Maliavacca



    Était: 89
    Années de consécration religieuse: 68
    Lieu du décès: 19/07/2022
    Local de Falecimento: Vacaria RS

     

     “ Sei em quem acreditei”. (2 Tim 2,12 )    

                                                                  

    No dia 03 de novembro de 1933, em Nova Prata, na família de João Miliavacca e de dona Luiza Rampi Miliavacca, nascia a criança que passa a se chamar Olímpia. A família era numerosa, ao todo, eram 13 irmãos que se dedicavam à agricultura. Junto com o trabalho, a família conservava e preservava os valores cristãos, e neste ambiente, com o contato frequente com os tios e primos, foi despertando em Olímpia, o desejo de consagrar-se a Deus.

     

     

    Em 1945, começa sua caminhada vocacional no Convento São José em Garibaldi/RS. No dia 23 de fevereiro de 1952 é admitida ao postulado e após, no dia 15 de dezembro do mesmo ano, inicia o noviciado. No dia 17 de dezembro de 1954, faz sua Profissão Temporária e se entrega definitivamente a Deus e aos irmãos como Irmã de São José, com a profissão definitiva, realizada no dia 17 de dezembro de 1960. Destacava, como sendo muito significativo, no período de formação, a valorização da pessoa como um todo.

    Como auxiliar de enfermagem, atuou em vários lugares como Porto Alegre, Garibaldi, Lagoa Vermelha, Vacaria - nesta localidade por muitos anos. Deu sua preciosa contribuição também na Comunidade São José do Patrocínio, junto às Irmãs que necessitavam de maior ajuda e cuidado. Também integrou outras comunidades: Passo Fundo e Maximiliano de Almeida. Sempre se dedicou à pessoa como um todo.

     

     

    Ir. Olímpia, buscava sempre força para ser fiel ao chamado, junto de Deus, de Maria e José. Buscava viver a unidade, a partir da proposta de nossas Constituições. Tinha como texto base para sua vida, o texto bíblico de São Paulo a Timóteo: “Sei em quem acreditei e estou certo de que Ele é poderoso para guardar até aquele dia, o bem a mim confiado”. 

    Sua vida, era definida pela luta de ser cada vez melhor, buscando a superação das dificuldades para ser fiel à vocação. Testemunhava, que sem Deus, não há felicidade, independentemente da vocação assumida. Via e buscava Deus em toda a parte, amando as pessoas como seres humanos. Como enfermeira, tinha um carinho especial pela pessoa que ali se encontrava, pois era momento de fragilidade, vulnerabilidade e a pessoa se sentia muito limitada – daí ser o momento de uma atenção e aproximação qualificada.

    Teve um carinho e cuidado grande com as pessoas mais necessitadas, dizendo que se pudesse e tivesse condições, dedicaria a vida às pessoas que são usuárias de drogas. 

    Inquietava-se, diante dos fortes clamores do povo hoje, por mais saúde, educação e um salário digno.

     

     

    Com necessidade de receber cuidados e atenção especial em relação à sua saúde, em março de 2017, passa a integrar a Comunidade São José do Patrocínio, onde teve ainda mais tempo para o cultivo pessoal através da oração, leitura, aprofundamento dos nossos documentos e da convivência fraterna.

    As forças físicas foram diminuindo e sabendo em quem tinha confiado sua vida e pelo qual prestou seus serviços, entrega-se definitivamente a Deus no dia 19 de julho de 2022, contando com 88 anos de vida e 67 de Vida Religiosa Consagrada a Deus e aos irmãos como Irmã de São José.

     

     

    Ir. Olímpia, receba de Deus a recompensa da sua vida doada a serviço de mais vida. Interceda pelos familiares que foram sempre motivo de sua atenção, cuidado e carinho.  Peça, ali junto de Deus, para que, nós Irmãs de São José, possamos ser fiéis e coerentes com a vocação assumida.

    Após missa de corpo presente, realizada na capela da Funerária Sagrada Família, Ir. Olímpia será sepultada no Jazigo das Irmãs de São José, no Cemitério Santa Clara em Vacaria/RS.

                        

                                  Vacaria, 19 de julho de 2022.