/fr/memorial/345/irwilmaveraacutenicatrojan
Congregação das Irmãs de São José de Chambéry | Nouvelles saintes

Choose your language:


  • Nouvelles saintes

    Nom: Ir. Wilma Verônica Trojan



    Était: 90
    Années de consécration religieuse: 67
    Lieu du décès: 02/05/2022
    Local de Falecimento: Vacaria RS

    “Para que todos sejam um, como Tu,

     ó Pai, estás em mim, e eu em Ti.” – Jo 17,21

    Em Guaporé, no RS, na família do casal, José Trojan e Leonora Baldo Trojan, nasce a pequena Wilma no dia 3 de janeiro de 1931. Família esta, composta de 11 filhos, sendo 6 homens e 5 mulheres. Wilma ocupava o oitavo lugar. Os pais eram simples lutadores, honestos e muito cristãos. Os irmãos muito fraternos entre si. Esta família de profundos valores humanos e religiosos, levam Wilma para receber o sacramento do Batismo, no dia 31 de janeiro do ano que nasceu.

     

    Wilma foi crescendo no ambiente familiar rodeado pelo respeito, entre ajuda, solidariedade e dedicação a vida espiritual, participando e ajudando na vida da comunidade local. Assim foi despertando em Wilma o desejo de se tornar religiosa. No dia 27 de fevereiro de 1951, ingressa no postulado no Convento São José em Garibaldi, vindo a ser admitida à etapa do Noviciado no dia 17 de outubro do mesmo ano, fazendo sua Profissão Temporária no dia 29 de janeiro de 1954, onde recebe o nome de Leonora. Percebendo que era essa a vida que deseja para si, faz sua Consagração definitiva como Irmã de São José no dia 29 de janeiro de 1959, pois queria consagrar a vida a Deus para melhor servir conforme as condições que possuía, dando especial atenção aos menos favorecidos.

     

    Wilma sempre foi uma pessoa muito simples, mas sua simplicidade cativava e marcava as pessoas. Contribuiu com as comunidades, muitos anos preparando a alimentação das Irmãs com carinho e dedicação, mesmo prestando este serviço, sempre se dedicava a atender e ajudar as pessoas que dela se aproximavam, ajudava na catequese, nas pastorais populares e em tudo o que era solicitada. Esteve trabalhando e marcando presença em diversas localidades: Beneficência Potuguesa, Paim Filho, Caxias do Sul, Faxinal dos Guedes, Seara, Concórdia, Itanhém, Teixeira de Freitas, Loteamanto Frei Lency, algumas localidades aqui no RS, outras em SC e por um tempo de mais de 20 anos esteve na Bahia, junto às pessoas mais necessitadas, que era um grande desejo de seu coração.

    Ir. Wilma se sentia feliz pela caminhada feita, mas ao mesmo tempo preocupada, pois sentia suas forças diminuindo e que não podia prestar mais tanto serviço como desejava. Se sentia agradecida por

     

     

    ser Irmã de São José e por tudo que recebeu desejando que Deus aumentasse o número das vocações para que a Congregação crescesse e tivesse mais pessoas para se colocarem a serviço do Reino. Dizia que se tivesse 20 anos, se colocaria a disposição para servir o povo que mais sofre além fronteiras.

    Para se manter fiel e coerente com sua vocação, dedicava tempo para sua oração, buscava se confrontar com a Palavra de Deus e na vivência comunitária. Tinha um carinho especial com o evangelista João, especialmente o capítulo 17 que é o texto que fundamenta nossa vida e missão, nos levando a nos comprometer com a unidade entre nós, com Deus e com o próximo, o cuidado com a vida que é dom de Deus e que deve ser nutrida e respeitada, pois o povo todo clama por justiça, amor, respeito, igualdade e compreensão. Gostava do silêncio para entrar em sintonia com Deus, também rezava Salmos, o Oficio Divino e a devoção ao terço bem como outras orações.  Gostava de ler sobre os assuntos atuais, mas especialmente com cunho religioso. Também o texto de Isaías 41era marcante na vida de Ir. Wilma nos seus versículos 13 e 14, onde Deus garante ser o Senhor, e que nos segura pela mão direita, assim nada devemos temer pois Ele nos ajuda. Debruçava-se também sobre nossas constituições, especialmente no que se refere a nossa vida e espiritualidade. Pedia muito a Deus para viver estes valores que são eternos. São José, a Santíssima Trindade, a Sagrada Família e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro eram seus santos de devoção e o Anjo da Guarda era seu contínuo companheiro.

     

    Ir. Wilma viveu uma profunda gratidão e confiança na misericórdia divina, buscava testemunhar o carisma de Comunhão nas coisas simples e humildes do cotidiano, no escondimento e silêncio.

    Em 2019, precisando de uma atenção maior em sua saúde e necessitando de maiores cuidados, passa a integrar a Comunidade São José do Patrocínio, em Vacaria. Ali também sempre foi uma presença serena, tranquila, silenciosa. E assim, no dia 02 de maio, no silêncio, parte para se juntar Áquele que seguiu e serviu buscando a unidade, contando com 90 anos de vida e 67 anos de Vida Religiosa Consagrada como Irmã de São José.

     

    Somos agradecidas, Ir. Wilma, pelo seu exemplo de simplicidade, dedicação e doação ao mais pobres e simples. Gratidão por ser Irmã de São José. Gratidão pela família que você sempre amou e mantinha um olhar voltado a eles. Junto de Deus Uno, continue olhando por nós Irmãs de São José para que continuemos fiéis e para que surjam novas vocações, como era seu desejo, volte seu olhar aos seus familiares e por todas as pessoas que foram tocadas pela sua presença ou sua ação. Receba de Deus a recompensa de todo o bem espalhado por você neste tempo de vida entre nós.

     

    Após missa de corpo presente, realizada na Capela Sagrada Família em Vacaria – RS, o corpo de Ir. Wilma será sepultado no Cemitério Municipal Santa Clara, no Jazigo das Irmãs de São José, também em Vacaria/RS.