/fr/memorial/343/irmariacarmelitasampaio
Congregação das Irmãs de São José de Chambéry | Nouvelles saintes

Choose your language:


  • Nouvelles saintes

    Nom: Ir. Maria Carmelita Sampaio



    Était: 99
    Années de consécration religieuse: 74
    Lieu du décès: 17/04/2022
    Local de Falecimento: Taboão da Serra - SP

    “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (João 13,34-35).

     

    Maria José, assim foi batizada, nasceu em Itu no dia 10 de fevereiro de 1923, sendo seus pais Sr. Artur Ferraz Sampaio e Sra. Aguinela Lupurini Sampaio. Seu berço foi uma família católica e participante da Igreja local, aí a menina cresceu conhecendo as histórias de Madre Teodora e das Irmãs de São José. Família numerosa e de muita convivência, Maria José tinha oito irmãos: Maria Benedita, Maria Antônia, Antonio, Maria Tereza, Padre Artur, José Maria, Maria da Glória, Maria das Dores.

     

    Foi com alegria e muitas expectativas que Maria José foi matriculada no Colégio do Patrocínio, onde fez o Primário, o Ginásio e o Curso Normal.  Esses anos de estudo no Colégio só aumentaram sua admiração pela missão que as Irmãs viviam na área da educação das meninas e também com os relatos dos trabalhos sociais desenvolvidos.

     

    Em 1938, quando contava 15 anos, perdeu o pai. Com seus irmãos mais velhos foi ajuda e suporte para sua mãe e os irmãos mais novos. O sofrimento firmou ainda mais os laços de família e fortaleceu o entendimento de UNIDADE e de CUIDADO com as outras pessoas.

     

    Maria José terminou o Curso Normal em 1944, e logo em seguida, entrou para o Noviciado das Irmãs de São José em Itu no dia 08 de maio de 1945. Recebeu o hábito a 29 de janeiro de 1946, com o nome de Irmã Maria Carmelita que conservou a vida inteira. Pronunciou seus primeiros votos a 28 de julho de 1948 e os votos perpétuos a 23 de fevereiro de 1952.

     

    Sua primeira missão como Irmã de São José, foi no próprio Colégio do Patrocínio em Itu, como professora primária. Encantava-se com a experiência na área da educação como saber transformador que poderia mudar a vida daquelas crianças: “Existe forma melhor e mais gratificante de viver a comunhão e de testemunhar o grande amor de Deus do que na educação, onde podemos atingir crianças e famílias?”.

     

    Irmã Carmelita viveu esse período com alegria e gratidão, quando recebeu sua primeira missão fora de Itu, em 1951, para o Colégio São José de Jaú, onde lecionou no Ginásio e no Curso Normal. Nesse Curso, com especial dedicação, pois desejava que as jovens professoras fossem tão apaixonadas pela educação quanto era ela. E ao mesmo tempo queria que olhassem a sala de aula como missão, mais do que como um trabalho.

     

    Ainda na área da educação, Irmã Carmelita fez parte das comunidades educativas dos Colégios Assunção (Piracicaba), Santana (São Paulo), São José (Santos) e Bom Conselho em Taubaté onde, sempre com espirito apaixonado e de serviço, exerceu diversos cargos: Professora, Diretora e Coordenadora.

     

    Foi em Taubaté que sentiu o chamado para uma outra forma de servir e cuidar do querido próximo, o Serviço Social. Formou-se como Assistente Social, em 1972 e em 1973, foi transferida para São Paulo, no Departamento Geriátrico Dom Pedro II, ligado à Santa Casa de São Paulo, atuando como Assistente Social e vivendo um novo momento missionário, dedicado ao CUIDADO e à maior doação de si mesma ao outro.

     

    Sendo Educadora e Assistente Social, por vocação e paixão, Irmã Carmelita sempre uniu as duas opções em sua missão de Irmã de São José. A partir de 1980, alinhou sua atuação em Projetos Sociais ligados à educação e ao desenvolvimento integral da pessoa e ajudou na fundamentação dos trabalhos de vários Centros Sociais convencida de que a educação promovia mudança e apostando na Promoção Humana que supera o assistencialismo.

     

    Em 1995, Irmã Carmelita voltou para Itu, a cidade natal onde começou sua história de Irmã de São José. Assumiu a Direção do Centro Promocional Madre Teodora, acolhendo crianças, famílias e educadores/as, dia a dia testemunhando sua entrega e valores.

     

    Muito ligada à família consanguínea, criou e estreitou seus laços com a família congregacional, atenta a ambas com o mesmo carinho, cuidado e dedicação.  Seu amor familiar fez com que Irmã Carmelita abraçasse cada criança, cada pessoa adulta ou idosa como se fossem seus familiares: sobrinhos, irmãos e pais...

     

    Em 2017, foi transferida para a Casa de Repouso São José, no Taboão da Serra - SP, onde viveu uma nova dimensão da vocação de Irmã de São José. Sempre atenta à realidade, a situações sociais e políticas, buscava ler informações e manter-se atualizada.  Preocupava-se e rezava pelo mundo e em especial, pelas pessoas.

     

    Nossa querida Irmã Carmelita, mulher forte, inteligente e generosa, teve o CUIDADO como sua marca na história, fecha com chave de ouro sua passagem para o encontro definitivo com Deus, na manhã de Páscoa, dia 17 de abril de 2022.

     

    Querida e abençoada, Irmã Carmelita,

    Junto do bom Deus, lembre-se de nós,

    Valha-nos sempre sua intercessão orante.

    Amém!