/fr/memorial/338/irlucinafachin
Congregação das Irmãs de São José de Chambéry | Nouvelles saintes

Choose your language:


  • Nouvelles saintes

    Nom: Ir. Lucina Fachin



    Était: 84
    Années de consécration religieuse: 62
    Lieu du décès: 14/03/2022
    Local de Falecimento: Caxias do Sul /RS

     

    “Eu vim para que todos tenham Vida e a tenham em abundância”. (Jo, 10.10)

    “Somos chamadas, consagradas e enviadas na Igreja, à qual Cristo confiou a continuidade de sua missão” (Constituições das Irmãs de São José). Irmã Lucina Fachin, filha de José Fachin e Maria Elizabeta Bulla Fachin, nasceu no dia 30 de junho de 1937, em Flores da Cunha/RS.

     

    A vivência familiar com os pais e irmãos sempre foi algo marcante na sua vida. Gostava de lembrar os grandes e felizes momentos vividos com os pais, irmãos, avós e vizinhos. Desde criança, participava da comunidade-igreja onde se reuniam para rezar o terço, cantar, conversar e celebrar as festas. Desde jovem, revelou sua capacidade de liderar grupos. Arriscava, com coragem, novos projetos, abrindo novas possibilidades de engajamento, de solidariedade e de convívio.

     

    Essas características fizeram dela, como Irmã de São José, uma pessoa envolvida na Formação Inicial das jovens, bem como na dedicação de grande parte de sua vida na Formação Continuada das Irmãs, exercendo, por nove anos, não consecutivos, a função de Conselheira Provincial.

     

    Lucina foi batizada no dia 16 de julho de 1937. A Fé recebida nesse dia foi cultivada na família pela oração, vivência do amor e respeito mútuo, pela dedicação e cuidado dos pais que assumiram com total responsabilidade sua missão de educar os filhos para o bem. E esse jeito de viver a fé, favoreceu a decisão de Lucina de ser Irmã de São José, professando assim o compromisso de fidelidade dinâmica ao Carisma de Unidade no dia 29 de janeiro de 1959, no Convento São José, em Garibaldi. Foi professora nos Colégios São José de Montenegro, Caxias do Sul e Pelotas. Era formada em Canto e Música e Filosofia. Entre os muitos outros cursos feitos, destacamos o da Formação Internacional, em Roma, no ano de 1977.

     

    Irmã Lucina se caracterizava pela sede, coragem e disposição de fazer novas experiências, de realizar novos sonhos ou de aperfeiçoar os já existentes. Partilhava, com alegria e simplicidade, as conquistas e também suas dificuldades e desafios. Isso fez de Irmã Lucina uma grande formadora na Vida Religiosa Consagrada, trabalhando na Formação Inicial e no Serviço de Animação Vocacional. Destacou-se também na Pastoral Popular, principalmente, na animação litúrgica, visita às famílias, grupos de oração, catequese e grupos de jovens nas cidades de Flores da Cunha, Comunidades do Areal, Laranjal e Bairro Fragata em Pelotas, Bairros Santa Fé e Pioneiro em Caxias do Sul, Vila Intersul, em Alvorada e Nova Pádua. Sempre se revelou pessoa feliz, realizada e entregue à sua Vocação. Ela dizia: “Meu desejo é sempre avançar com Jesus, o meu Pastor, que me ilumina, dá força e coragem para segui-Lo na dinâmica da minha vida”. Era pessoa de gratidão. Agradecia aos pais e irmãos pelo amor perseverante que faz buscar o belo na vida, mesmo nas dificuldades. Na sua grande afeição e apreço aos familiares, deixou uma mensagem de vida para eles: “Deem-se as mãos e acreditem no valor da vida”. Agradecia à Congregação do Pequeno Projeto por sentir-se filha amada. Soube, a exemplo de Jesus na Eucaristia e vivendo a proposta do Fundador, Padre Jean Pierre, ser presença simples, discreta e até oculta, favorecendo a vivência de relações de cordial caridade, de simplicidade e de confiança nas comunidades religiosas que integrou durante os 62 anos de Vida Religiosa Consagrada. Na sua oração pessoal e comunitária, baseada na Palavra de Deus, nas Constituições das Irmãs de São José e na realidade da vida, expressava o desejo de criar um mundo mais justo e fraterno e cultivar a profecia do Reino.

     

    Ao celebrar os 50 anos de Vida religiosa Consagrada como Irmã de São José, deixou como apelo às Irmãs: “Que a defesa da vida em nós, nas famílias e no Cosmo se torne um sonho e proposta a ser perseguida. Que nesta caminhada possamos, unidas pela Palavra de Deus, sermos construtoras de paz, solidariedade e justiça como queria nosso fundador, a exemplo de Jesus”.

     

    Querida Irmã Lucina, tua vida de 84 anos, proclama a grandeza de teu coração, desprendido das coisas deste mundo, mas muito bem solidificado no Coração de Deus. Nesse dia em que o Senhor de toda vida te acolheu para estar junto dele, intercede por nós, pela Congregação, por teus queridos familiares, pelas Irmãs e funcionárias da Casa Nazaré. 

     

    Agradecemos tua vida, tua missão e o jeito humilde e simples de se comunicar e de se relacionar com Deus e com os irmãos, como Irmã de São José. Descansa na paz e na luz do Senhor.

     

    Caxias do Sul, 14 de março de 2022.