/en/memorial/377/irmariadelurdesmattiello
Congregação das Irmãs de São José de Chambéry | New Saints

Choose your language:


  • New Saints

    Name: Ir. Maria de Lurdes Mattiello



    Age: 73
    Years of religious consecration: 51
    Death date: 23/11/2022
    Place of death: Comum. Talita Cumi / Teixeira de Freitas/BA/ Brasil

     

     

    "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a Boa-Nova aos pobres, para sarar os contritos de coração," Lc 4,18



    Em Nova prata/RS, no dia 05 de agosto de 1949, nasce a segunda filha do casal, Celestino Mattiello e Catarina Galvan, que recebe o nome de Maria de Lourdes. Este casal foi contemplado com 16 filhos, sendo 6 mulheres e 10 homens.

    A família sempre foi um lugar de acolhimento e de uma grande ligação amorosa e afetiva entre todos os irmãos e pais. A mãe deixou marcas fortes de doação, amor e fé. Estes valores eram alimentados pela oração do terço diário e a participação da missa dominical, mesmo com chuva e lama, esta não era dispensada, pois moravam 10 quilômetros de distância da Igreja.

    Neste ambiente regado por valores humanos e cristãos, foi despertando em Maria de Lourdes o desejo de doar a vida s serviço dos irmãos de forma mais radical e acaba ingressando na etapa do Postulado no dia 03 de março de 1968 em Pelotas, depois em Caxias do Sul, é admitida ao Noviciado no dia 15 de março de 1970, onde faz sua Primeira Profissão religiosa no dia 25 de julho de 1971 e ao perceber que realmente era esta vida à qual Deus a chamava, faz sua Profissão Definitiva no dia 09 de dezembro de 1979, em Seara/SC.

    Sempre teve disposição ao trabalho e o grande desejo de contribuir para que as pessoas tivessem uma vida mais plena e feliz. Dedicou sua vida, primeiramente como auxiliar de enfermagem e depois da formação acadêmica, como enfermeira principalmente em Concórdia/SC e na Bahia, primeiro em Itanhém e depois Teixeira de Freitas e Itabela. 

    Sentia alegria na vivência comunitária, mas dizia: “Precisamos saber conviver com a diferenças”. Via a Vida religiosa como uma grande presença profética no meio do povo simples, na oportunidade de preparar lideranças e na orientação nas diferentes pastorais sociais.

     

    Dedicava especial atenção ao texto de nossas Constituições onde focava os aspectos que melhor nos ajudam a melhor viver nossa vocação de Irma de São José. Dedicava tempo e atenção também para a leitura de livros na área da formação humana, de vida religiosa e na área da saúde. Tinha especial devoção à São José e Nossa Senhora de Lourdes, estes sempre foram seu socorro nos momentos mais difíceis.

    O fato de ser Irmã de São José, deixava Maria de Lourdes feliz, bem como o fato de estar atuando na inserção, dedicando e doando a vida aos mais necessitados e se sentia feliz pelo fato de existirem Irmãs atuando em outros locais onde as pessoas precisam da presença das Irmãs, especialmente na África. 

     

    Em meio a toda esta vida cercada de outras vidas e compromissos e atividades diversas, Deus foi reservando surpresas. No final de 2021, ao vir ao Sul para o merecido período de férias e ao fazer algumas consultas, apareceram problemas de saúde que logo foram sendo tratados, mas infelizmente o quadro foi se agravando. Iniciou seu tratamento aqui no RS e depois na Bahia, onde estava seu pensamento e coração. A situação foi se agravando e acabou partindo para junto de Deus, no dia 23 de novembro de 2022. Ele que era a razão de sua vida, vida esta, dedicada aos mais pobres e pequeninos. Maria de Lourdes contava com 73 anos de vida e 51 anos de Vida Religiosa Consagrada como Irmã de São José, sendo 36 anos na missão junto ao povo baiano.

    Trabalhou firmemente na implantação da Pastoral da criança e formação de líderes; salvou muitas crianças com multimistura, trabalhou no combate à desnutrição ajudando a criar hortas comunitárias, cuidou de tantas mulheres e suas famílias através de plantas medicinais, fortaleceu a parte técnica dos líderes comunitários com o desenvolvimento de cursos na área da saúde e tantas outras frentes em projetos sociais diversos.

    Atou como presidente da Associação Cidadania São José que tem por missão promover a dignidade humana fomentando a garantia de direitos e defesa da vida.

     

    Ir. Maria de Lourdes, gratidão pelo seu serviço e doação da vida a serviço de vidas mais fragilizadas. Gratidão pela oportunidade de termos convivido e partilhado a vida com você. Junto de Deus, olhe pelos seus familiares, por nós irmãs de São José e por todo o povo querido que você tanto amou e serviu. O corpo da Ir. Maria de Lourdes Matiello teve as homenagens do povo de Teixeira de Freitas na Bahia e após foi transladado para Seara/SC, onde residem alguns dos familiares e será sepultada no túmulo da família no dia 25 de novembro.