/en/memorial/373/irjuremamariacroccoli
Congregação das Irmãs de São José de Chambéry | New Saints

Choose your language:


  • New Saints

    Name: Ir. Jurema Maria Croccoli



    Age: 95
    Years of religious consecration: 77
    Death date: 08/10/2022
    Place of death: Curitiva/PR

                  “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.“ (Jo 14, 6)

     

    Irmã Jurema Maria, filha de Benedicto Croccoli e de Antônia Dall’Algnol, nasceu em Bento Gonçalves, no dia 19 de fevereiro de 1927. Recebeu o nome de Délia Maria. Seus Pais, pessoas de muita fé e comprometidos com a formação religiosa de seus filhos, levaram a pequena Délia para ser  batizada na Capela de Monte Bérico, de Caravaggio, em 21 de março de 1927. Em 21 de abril de 1929, foi crismada na Igreja Matriz de Caravaggio.  Família abençoada com nove filhos, entre os quais Délia Maria, menina ansiosamente esperada por seus irmãos.

    Todas as noites, a Família se reunia para rezar o terço de Nossa Senhora, pedindo vocações religiosas e sacerdotais. Délia cresceu ouvindo falar de duas primas que eram Irmãs da Congregação de São Vicente de Paula e de um tio Padre.

    “A fé, a oração pelas vocações religiosas e sacerdotais, a união da família, o contato com as primas Religiosas e do tio Padre, foram despertando em mim o desejo de também ser Irmã Religiosa.“

    Concluído o Curso Primário em Farroupilha, Délia manifestou aos pais o desejo de ser Irmã. Diante da insistência da filha, seus Pais procuraram as Irmãs de São José de Garibaldi para  se informar sobre as condições necessárias para que a filha estudasse no Colégio São José. E foi assim que Délia, aos 13 anos, muito feliz, foi para o Juvenato do Convento São José, onde  cursou  o Ginásio e,  posteriormente, o Curso Normal.

     

    “Decidida a seguir Jesus no caminho da Vida Religiosa, fui admitida ao Postulado do Convento São José, em 20 de fevereiro de 1944. Em 17 de outubro deste mesmo ano, fui admitida ao Noviciado, recebendo o nome de Irmã Jurema Maria. Em 19 de outubro de 1945, fiz o primeiro engajamento, emitindo os votos de Pobreza, Castidade e Obediência.”                            

     

    Após significativas experiências na Educação, durante 30 anos, sentiu um forte apelo para trabalhar na Pastoral Popular. Preparou-se fazendo o Curso de Auxiliar de Enfermagem que lhe daria suporte para atuar junto às famílias com doentes assistidos em casa.

    Em 1980, iniciou seu itinerário missionário, integrando a Província do Maranhão e atuando nas Comunidades de Riachão, Pastos Bons, Paraibano e Autazes no Amazonas. A seu pedido, Irmã Jurema Maria reintegrou a Província de Caxias do Sul no ano 2000 e  foi designada para a Comunidade Jardim Algarve, em Alvorada.

    Novo campo missionário a esperava. Em 2004, foi enviada para  a  missão do Mato Grosso do Sul, assumindo a Pastoral junto a idosos e doentes nas Comunidades de Caarapó, Juti e Itamarati II em Ponta Porã. Em 2012, retornou a Caxias do Sul, assumindo serviços  diversificados, na Comunidade da Casa   Provincial, conforme suas forças e possiblidades lhe permitiam.

    Em 2016, foi transferida para a Comunidade São José da Vila Intersul, em Alvorada, ocupando seu tempo em cuidados pessoais e serviços diversificados. Por razões de fechamento da Comunidade Intersul de Alvorada, integrou a Comunidade São José de Porto Alegre, situada na Rua Cachoeira, Bairro Nonoai, dedicando-se ao cuidado de sua  saúde, ao descanso e a pequenos serviços comunitários, conforme suas possibilidades.

    Irmã Jurema Maria cultivou o amor à Eucaristia, a Nossa Senhora, a São José e ao Arcanjo  São Rafael, o companheiro da caminhada.

    “Sou muito agradecida a Deus por ter nascido numa família que me educou na fé e no amor aos meus irmãos. Agradeço à Congregação pelas oportunidades de formação, de fé e de experiências missionárias. A todas as pessoas que passaram por minha vida e me incentivaram ao serviço e ao amor fraterno, um carinhoso agradecimento.

     

    Em 6 de setembro, precisou ser hospitalizada por complicações em seu estado de saúde. Diante do sofrimento, sentia-se tranquila e confiante na misericórdia de Deus. Sentindo suas forças diminuírem e sua saúde debilitar-se cada dia mais, colocava nas mãos de Deus sua vida e seu sofrimento.  Recebeu todos os cuidados das Irmãs, dos Médicos e da Equipe de Enfermagem, vindo a falecer no dia 08 de outubro de 2022, aos 95 anos de idade e 77 anos de Vida Religiosa.