/en/memorial/367/irsantinabalduinocella
Congregação das Irmãs de São José de Chambéry | New Saints

Choose your language:


  • New Saints

    Name: Ir. Santina Balduino Cella



    Age: 85
    Years of religious consecration: 62
    Death date: 24/08/2022
    Place of death: Curitiba/PR

     

      “O Senhor é minha luz e Salvação em quem confio (Sl 18)

     

    Santina, filha de Luís Cella e Maria Balduíno Cella, nasceu em Rebouças/PR, no dia 08 de setembro de 1937, no mesmo ano em que seus pais voltaram para Ibicaré/SC, onde moravam os avós maternos. Santinha tinha 06 anos quando seus pais junto com seus avós maternos retornaram para o litoral do Paraná-Tagaçaiba.Com 07 anos de idade, Santinha fez companhia a uma prima Graciana que havia fraturado a coluna com 19 anos de idade, caindo de um balanço. Enquanto os pais trabalhavam na roça, Santina, na sua disponibilidade ficava ao seu lado para ajudá-la no que fosse preciso. Ela sentia muitas saudades de sua família e vontade de brincar até que um dia Graciana adoeceu e partiu para junto de Deus, e os parentes não deixaram Santina perceber e participar desse triste momento. Com nove anos de idade, Santina ficou doente, doze dias e noites com febre. Após muitos banhos com água morna, teve uma paralisia, virando sua cabeça para o lado do ombro esquerdo. Alcançou a graça da cura com a promessa que seus pais fizeram a Nossa Senhora do Rocio. Após 30 dias de luta, começou a andar novamente.

     

    A família era constituída de 12 irmãos, sendo 08 filhos e 04 filhas. Tiveram uma infância pobre, mas muito felizes junto aos queridos pais que lhes deram muito amor, carinho e vida de oração. Uma vez por ano, o sacerdote de Paranaguá celebrava a Missa a 12 km de sua casa. Após o almoço, a família fazia essa caminhada ao local da igreja, chegando à noite, para participar da Missa no dia seguinte pela manhã. Retornavam para casa após a missa, sem café, com fome, sono, mas alegres e fortalecidos com a mensagem da Palavra de Deus que guardavam no coração. No ano seguinte, foi para o Colégio São José a convite do Pe. Bernardo de Paranaguá, com o propósito de aprender o catecismo. Chegando no Colégio, tudo era novidade. Como Santina era muito piedosa, ficou admirada e feliz de descobrir que no Colégio também tinha capela. Sempre que podia dava as suas fugidinhas para ficar a sós diante do sacrário. Passados 03 anos, voltou para casa dava aulas de catecismo para os seus irmãos e após o jantar ensinava as orações e cantos. À noite, ao dormir, um turbilhão de pensamentos invadia a sua cabeça e um deles era de ser religiosa e isso se repetia todas as noites.

     

    Certo dia, a convite de sua irmã Natália, ela veio para o contexto Cajuru, sem saber que ali se encontrava o noviciado, onde ficaria para fazer uma experiência. Pediu para trabalhar na cozinha e percebendo movimentos de jovens que saíam do refeitório, rezando e cantando, perguntou: Quem são essas moças? Respondeu, uma Irmã: São Noviças. Motivada, então, por uma Irmã, entrou no postulado, no ano de 1957 e em 1958 continuou a formação no Noviciado, recebendo o nome de Maria Celina. O tempo de formação foi para ela significativo e importante, um aprendizado sobre assuntos alusivos à vida religiosa consagrada que ajudaram no seu crescimento da fé, no conhecimento e vivência da espiritualidade e Carisma da Congregação, na convivência fraterna e para concretizar o sonho que trazia no coração de ser fiel ao chamado de Amor de Jesus, seguindo-O como Irmã de São José. Na alegria, entusiasmo, amor e generosidade celebrou a entrega de sua vida ao Senhor pela Primeira Profissão, no dia 07 de setembro de 1960 e confirmou o seu Sim Definitivo, no dia 11 de fevereiro de 1966.

     

    Continuou a formação no juniorato com o estudo e reflexão sobre o tema: “Caminhar com Jesus. ”Para Irmã Santina, o tempo de formação foi alegre e fecundo. Após o Primeiro engajamento, Irmã Santina iniciou a jornada missionária no Convento São José - Curitiba/PR e Ginásio São José -Castro/PR, dedicando- se nas atividades diversificadas; Maternidade Nossa Senhora de Fátima-Curitiba/PR, atuou durante 31 anos, sendo coordenadora 06 anos e 25 anos nas atividades diversas e na arte culinária; Na Comunidade Central-Curitiba/PR e na Comunidade Provincial-Curitiba /PR, trabalhou nas atividades diversas; Comunidade Nossa Senhora Aparecida-Curitiba/PR como coordenadora; Comunidade Nossa Senhora Rainha- Curitiba /PR, nos serviços diversos e na arte culinária. Em 2021, foi transferida para Noviciado São José - São Paulo/SP. O que mais ajudou Irmã Santina seguir em frente, a vida de oração, contemplação da Palavra de Deus, a doação e a convivência fraterna.

    Era habilidosa na arte culinária e sempre surpreendia com sua atenção, delicadezas e gestos de caridade, vivenciando as relações de Comunhão e Unidade. Cultivava laços afetivos com os familiares, pessoas amigas que cruzavam o seu caminho, principalmente com as mais necessitadas. Em 2019, foi acometida pelo Covid-19 e após, já fragilizada teve pneumonia. Como seu estado era preocupante, foi internada para tratamento de saúde. Apesar dos cuidados médicos não resistindo, faleceu no dia 24 de agosto de 2022, com.85 anos de idade e 62 anos de vida religiosa consagrada.