/en/memorial/360/ircassildabavaresco
Congregação das Irmãs de São José de Chambéry | New Saints

Choose your language:


  • New Saints

    Name: Ir. Cassilda Bavaresco



    Age: 92
    Years of religious consecration: 72
    Death date: 06/08/2022
    Place of death: Porto Alegre -RS

        

          “Senhor, eis-me aqui, para fazer tua vontade.”

     

                  Em Lajeadinho, Veranópolis, no dia 09 de maio de 1930, nasceu  Amábile Bavaresco. Seus Pais, Atílio Antônio Bavaresco e Lúcia Bavaresco, eram  pessoas de fé e compromisso cristão, dedicados à formação de seus filhos, solidários com a Comunidade e de boas relações com todos. A menina Amábile foi batizada no dia 02 de junho de 1930, na Capela de Nossa Senhora dos Navegantes, de Veranópolis e, no dia 03 de março de 1933,  na Capela São João Batista de Lajeadinho, Veranópolis, foi solenemente crismada por  Sua Exa.  Revma.  Dom João Becker, Arcebispo de Porto Alegre.

                

                  Senti o chamado de Deus de forma muito simples. Quem me despertou foi meu pai e um Irmão Marista que passava na Escola fazendo promoção vocacional. Com idade de 9 anos fiz a primeira Comunhão e, na oportunidade, o Padre Dionísio Veronese, da Ordem dos Capuchinhos, me incentivou a seguir a Vida Religiosa.

                 

                  Aos 18 de fevereiro de 1948, Amábile foi admitida à primeira  etapa de formação: o Postulado;  e, em 13 de outubro, deste mesmo ano, iniciou a 2ª etapa de formação: o Noviciado, com duração de dois anos. Passou a chamar-se Irmã Cassilda. Concluídas essas etapas, em 17 de outubro de 1950, Irmã Cassilda fez seu 1º Engajamento na Congregação das Irmãs de São José de Chambéry, emitindo os votos temporários de Pobreza, Castidade e

    Obediência.

                  Após seu primeiro Engajamento, em 18 de outubro de 1950, Irmã Cassilda foi enviada como professora para o Ginásio São José de Concórdia/SC.

    Após cinco anos de vivência, como consagrada, na missão de educadora, feliz com a experiência, em 11 de fevereiro  de 1950, fez seu Engajamento Definitivo na Congregação das Irmãs de São José de Chambéry.                   

          

    Irmã Cassilda, demonstrando grande aptidão para Ciências exatas e para Letras e Literatura, foi-lhe oportunizado o Curso Técnico Comercial de 2º Grau e a Faculdade de Letras: Português, Inglês e respectivas Literaturas. Em 1967, transferida para o Colégio São José de Caxias do Sul, exerceu simultaneamente a função de professora e Auxiliar de Contabilidade. Em 1972, foi-lhe oportunizado um estágio de três meses, para aperfeiçoamento  na  Língua Inglesa, em Hartford - USA.

    Em 1987, foi transferida para Carlos Barbosa como professora de Português e Inglês   na Escola Estadual de 1º e 2º graus  Santa  Rosa.

                  Em 1990, transferida para o Colégio São José de Pelotas, assumiu a função de Auxiliar de  Administração. Após sua aposentadoria, dedicou-se como professora particular de Inglês a alunos e outras pessoas que buscavam sua ajuda no aperfeiçoamento do Inglês, e em outras disciplinas como o Português e a Matemática.      Era muito benquista por todo Corpo Docente e Discente e pelos pais e outros colaboradores da Escola. Irmã Cassilda viveu sua missão de Consagrada nas Comunidades: São José de Concórdia, Garibaldi, Caxias do Sul, Carlos Barbosa e Pelotas. Em todas as Comunidades por onde passou, marcou por suas relações de simplicidade e cordial caridade. Corresponsável, dedicada, acolhia com alegria e amor todas as pessoas,  testemunhando assim, o Carisma de UNIDADE das Irmãs de São José: “Que todos sejam um” (Jo 17,21). Fiel aos momentos comunitários e fiel ao encontro com o Senhor, procurava ver e fazer em tudo a  vontade de Deus.  Cultivou a amabilidade, confirmando o nome que lhe foi dado no Batismo: Amábile. 

                 

    Irmã Cassilda, depois de muitos anos de dedicação como Educadora, sentindo suas forças diminuírem, reduziu seu trabalho e passou a exercer pequenas atividades de acordo com suas possibilidades. Sua saúde necessitava de maiores cuidados. Por essa razão foi transferida para Porto Alegre e passou a residir na Comunidade São José do Bairro Nonoai.

    Precisou ser hospitalizada vária vezes, mas sempre manteve tranquilidade mesmo em meio a seu sofrimento.  Permaneceu na Comunidade Nazaré, onde recebeu cuidados especiais para tratamento da saúde, descanso e oração.

                  

                  Depois de longos anos de sofrimentos, sempre atendida com carinho e dedicação pelas Irmãs enfermeiras, pela médica Dra. Marília S. Vedana e pelas funcionárias da Casa Nazaré, acolheu o chamado de Deus para o encontro com Ele, no dia 06 de agosto de 2022, dia da Transfiguração do Senhor, com 92 anos de idade e 72 anos de Vida Religiosa.

     

                                                          Obrigada por teu testemunho de vida simples e generosa,

     dedicada ao serviço de Deus e dos irmãos e irmãs.

    Olha para tua Família Religiosa, que tanto amaste.

    Pede a Deus por teus Familiares e Amigos

    para que tenham saúde, alegria, paz e  muitas  bênçãos.

    Descansa em paz, junto a Jesus, Maria e José.