/en/memorial/355/iremashyliahammerschmidt
Congregação das Irmãs de São José de Chambéry | New Saints

Choose your language:


  • New Saints

    Name: Ir. Emília Hammerschmidt



    Age: 84
    Years of religious consecration: 64
    Death date: 26/07/2022
    Place of death: Curitiba - PR

     

     

    “Eu vos dou o novo Mandamento, que vos ameis uns aos  outros como Eu vos amei.” (Jo 13,34).

      

     

    Tereza, filha de Martin Hammerschmidt e Ana Hammerschmidt, nasceu no dia 29 de setembro de 1938, em Mariental, distrito da Lapa/PR. A família de Tereza era numerosa, constituída com 14 filhos, sendo 06 filhas e 08 filhos. Estes receberam uma educação aprimorada de seus pais, profundamente religiosos. Desde crianças os conduziram, com carinho e amor, no caminho do Senhor e os encaminharam para conhecer e seguir os verdadeiros valores e participar das celebrações na Igreja. Despertaram a devoção à Mãe Maria e a São José. Seus pais exemplares no trabalho, agiam sempre com justiça e atendiam bem os pobres A luta no início foi grande e muito difícil. Aos poucos, apoiados na oração, foram vencendo as dificuldades, assim puderam ter uma vida harmoniosa. 

     

    Neste lar abençoado por Deus, Tereza sentiu que Deus a chamava para algo maior e sublime; seguir Jesus Cristo na vida religiosa consagrada. Aos 17 anos, com prontidão, disponibilidade, num gesto de generosidade e coragem, deixou seu lar e ingressou no convento São José, em Curitiba/PR, a fim de fazer uma experiência. Logo em seguida, ingressou, com entusiasmo, no Postulado, tempo forte de formação, no qual recebeu preparo e grande desejo de conhecer e amar Jesus Cristo. As mestras ajudaram-na a descobrir a pérola preciosa no seguimento de Jesus Cristo na vida Religiosa e na alegria de dar a resposta ao chamado do Senhor, para segui- LO mais de perto. Tereza encantada com a experiência do postulado, solicitou a entrada no noviciado, etapa importante para continuar sua formação, recebendo o nome de Irmã Emília. Fortalecida pela graça de Deus, pelos novos conhecimentos sobre a Espiritualidade e Carisma das Irmãs de São José e sobre diversos assuntos, fiel às luzes do Espírito Santo, fez a entrega de sua vida à Trindade Santa pela Primeira Profissão, no dia 11 de fevereiro de 1958 e após as experiências da missão, confirmou a sua vida ao Senhor pela Profissão Definitiva, no dia 28 de fevereiro de 1963 Irmã Emília, após Primeira Profissão continuou sua peregrinação missionária, ingressando na Comunidade da Santa Casa de Curitiba/PR. Cursou a Faculdade de Enfermagem na Escola Madre Léonie, em Curitiba/PR. Ao terminar, continuou coordenando por dois anos o serviço de Enfermagem da Santa Casa da Misericórdia de Curitiba/PR. Em seguida, lecionou a matéria de Fundamentos de Enfermagem na Escola Madre Léonie-Curitiba/PR. Por vários anos, coordenou o serviço de enfermagem na Maternidade Nossa Senhora de Fátima/Curitiba/PR. Com disponibilidade, assumiu a direção da mesma. Participou do Conselho Provincial durante três anos. Aceitou, com generosidade, a missão de conviver na comunidade do postulado e noviciado em Curitiba/PR, por alguns anos. Participou da Comunidade Nova Aurora, em Guarapuava/PR, trabalhando na Pastoral Popular. Por fim, foi transferida para a comunidade Cenáculo, em Inácio Martins/PR, onde se dedicou com entusiasmo e amor, àquele povo pobre e necessitado, mas possuidor de um grande coração e, a exemplo de Jesus, como discípula missionária, consumia a sua vida, cumprindo, assim o Projeto de Jesus.

     

    Com a saúde comprometida, foi transferida para a comunidade Nossa Senhora de Lourdes- Curitiba /PR, para tratamento de saúde. Como era muito dedicada, prestava serviço à comunidade.

    Irmã Emília assim se expressava: “Sou muito feliz. Realizada na missão que assumi. Sinto muita paz e alegria em poder me doar à população pobre e sedenta de Deus.

     

    Irmã Emília era piedosa, doada, responsável, serviçal e perseverante na luta. A sua caminhada era conduzida pela oração, escuta da Palavra de Deus, pela ação do Espírito Santo, pela força da Eucaristia e pelas graças que recebia, diariamente, do Senhor.Na intimidade com Jesus Ressuscitado, Imã Emília se propunha viver as relações fraternas com suas Irmãs e com as pessoas com quem convivia e na missão. Nas várias Comunidades, foi uma companheira amiga, exigente na realização das pequenas coisas, pois acreditava que a presença amorosa de Deus se encontrava mais na simplicidade e nos detalhes da vida. Irmã Emília cultivava laços fortes afetivos com sua família Tinha um cuidado especial para aquele que precisasse de sua presença nas suas necessidades. Visitava sempre que podia. seus familiares que a acolhiam com muito carinho e alegria.

     

    Sua presença para eles era muito importante e querida. Agravando-se seu estado de saúde, a pedido do médico, foi necessário interná-la para um melhor atendimento. No amor à vida e confiança no Senhor, superou o momento crítico, voltou à comunidade e com disponibilidade continuou ajudando nas suas necessidades. Com a saúde muito fragilizada, as suas forças foram se consumindo aos poucos. No dia 26 de julho de 2022, Irmã Emília com 84 anos de idade e 64 anos de vida religiosa consagrada partiu para a morada eterna a ela reservada pelo Amor do Pai. E já contemplando a sua Face, poderá cantar eternamente o seu imenso Amor e as alegrias de Jesus Ressuscitado, juntamente com Maria Santíssima, São José e toda a Corte Celestial. Querida Irmã Emília, interceda pela missão da Província a caminho! Deixou a seguinte mensagem: “Que Jesus Cristo seja conhecido, louvado, adorado e amado pelas nações do mundo todo!”