/en/memorial/354/irsilvinabeserradesouza
Congregação das Irmãs de São José de Chambéry | New Saints

Choose your language:


  • New Saints

    Name: Ir. Silvina Beserra de Souza



    Age: 95
    Years of religious consecration: 74
    Death date: 25/07/2022
    Place of death: Com. Casa de Repouso São José- Taboão da Serra /SP

     

    "Tudo posso naquele que me conforta(Fl 4,13).

     

    Angelita nasceu em Granito, cidade do Sertão de Araripe, estado de Pernambuco, no dia 18 de agosto de 1927, sendo a primeira filha do casal Sr. João Beserra de Souza e D. Maria Pereira de Souza. Foi levada à pia batismal no dia 18 de novembro de 1927. Angelita era bem pequena ainda, quando em 1928, a família mudou-se para São Paulo, em busca de melhores condições de vida. Trabalhando sempre no sítio, o Sr. João foi convidado por um irmão que vivia no Paraná, a mudar-se para Bandeirantes, no norte do Estado. Entre São Paulo e Paraná, a primogênita ganhou três irmãos e uma irmã. 

     

    Angelita tinha uma tia, a Irmã Úrsula, que foi por muitos anos, Irmã de São José, até deixar a Congregação, no tempo de troca de hábito. Foi através dela que a jovem conheceu as Irmãs de São José em São Paulo e decidiu tornar-se Religiosa na Congregação. Angelita entrou para o Noviciado a 22 de junho de 1945. Recebeu o hábito a 29 de janeiro de 1946, com o nome de Irmã Silvina que conservou a vida toda. Pronunciou seus primeiros votos a 28 de julho de 1948 e os votos perpétuos a 31 de julho de 1953.

     

     

    Quanto a estudos, tendo crescido no sítio, Angelita teria cursado apenas algumas séries do primário. Já religiosa, em 1970, fez o Curso de Madureza, nível ginasial sendo aprovada nos exames. Curso de Madureza era uma possibilidade oferecida na época para quem não tivera condição de frequentar o curso seriado. De 1973 a 1975, teve mais uma oportunidade de estudos, fazendo o Curso de Secretariado.

     

    Na Congregação, durante os primeiros anos, assumiu trabalho doméstico, orientando as cozinheiras da Comunidade do Colégio Santana, cuidando do refeitório, preparando os pratos que as 22 Irmãs de então, encontravam servidos no seu lugar à mesa.... Muito prendada em trabalhos manuais, a Superiora transferiu-a para ajudar na Colmeia onde serviu por vários anos. Na antiga Província de São Paulo, Colmeia era um projeto de trabalho com crianças no contra turno escolar. Atualmente as Colmeias foram estruturadas em Obras Sociais. 

     

    Várias comunidades puderam desfrutar da agradável convivência com Irmã Silvina e do bom humor que sempre a acompanhava. Era uma pessoa muito dedicada, humilde, simples, delicada no trato com as pessoas, sempre alegre e disponível.  Uma pessoa de bem com a vida, sempre pronta a servir.  

     

    Amantíssima de São José, expressava de mil formas sua devoção ao padroeiro, inclusive abraçando e beijando seguidamente a imagem do santo. Era tanto seu amor que rivalizava com outras... não, ninguém amava mais São José do que ela, Irmã Silvina. Junto com a devoção a São José, estava seu grande amor pela Congregação. Vibrava com nossa História, nosso Carisma e Espiritualidade com os mistérios fundantes – Trindade, Encarnação e Eucaristia.    

     

     

    Irmã Silvina apreciava muito conhecer lugares, viajar.  Propor a ela uma saída, uma viagem, era aceitação no ato. Com familiares esteve em Minas Gerais, em Foz do Iguaçu, em Sinop no Mato Grosso, no Rio de Janeiro em viagem de navio... Só nunca chegou perto de uma aeronave, nada de viagem de avião. Por isso não participou de peregrinação oferecida pela Província aos lugares da origem da Congregação, na França, nem a Israel na terra de Jesus. 

    Cuidar de plantas, de flores era uma de suas preferências. As orquídeas e violetas que o digam. Andando pela feira ou floriculturas, surrupiava uma folhinha de violeta aqui, outra ali e ia formando seus vasos.

     

     

    Em 1990, foi transferida para Itu onde colaborou na Colmeia do Patrocínio até 1997. A partir de então esteve em várias comunidades, já para seu tempo de descanso e ocupações preferidas, cuidar de plantas, algum trabalho manual.... Finalmente, em 2014, foi transferida para a Casa de Repouso São José, onde foi uma presença muito querida, até 25 de julho de 2022, quando partiu para o encontro definitivo com Deus e seus santos, na alegria da pátria celeste. Com certeza, lá está Irmã Silvina abraçada com seu amado São José...

     

    Tão querida, Irmã Silvina,

    Não dispensamos, sua intercessão orante

    Junto ao bom Deus. Amém!