/en/memorial/346/irignaciaantunesdossantos
Congregação das Irmãs de São José de Chambéry | New Saints

Choose your language:


  • New Saints

    Name: Ir. Ignacia Antunes dos Santos



    Age: 90
    Years of religious consecration: 70
    Death date: 05/05/2022
    Place of death: Porto Alegre

     

    “De graça recebestes, de graça dai também vós.” (Mt 10,8)

     

                  Vinte e nove de maio de 1931. Em Muitos Capões, 7º Distrito de  Vacaria,  hoje Município, nascia mais uma menina, Ignacia Antunes dos Santos.  A 11ª entre treze irmãos. Seus pais, João Néry dos Santos e Amália Antunes dos Santos moravam na campanha, um sítio grande e lindo, a seis quilômetros de Muitos Capões. Católicos e profundamente religiosos, quiseram que Ignacia recebesse logo a Água de Socorro, Batismo em casa.

                  Periodicamente, um Padre da Matriz Nossa Senhora de Oliveira de Vacaria visitava a Capela do povoado, para celebrar Missa e dar assistência religiosa às famílias. Era a oportunidade de as famílias participarem dos Santos Sacramentos da Confissão e da Comunhão e apresentarem as crianças para a cerimônia do Batismo. É por isso que a data oficial de Batismo de Ignacia é 13 de maio de 1932, quase um ano após seu nascimento. A chegada do Padre era um momento de festa para os moradores da Capela e de alegre encontro para as famílias. Pais, Padrinhos, Familiares e Amigos partilhavam suas experiências, dificuldades e suas alegrias. Contavam e ouviam suas histórias. Depois, renovados, voltavam felizes para suas casas.

     

                  “Muitas vezes o Padre pousava em nossa casa, dizia Ignacia, e abençoava a família, os campos e os animais”.

                  Ignacia foi crismada no dia 4 de abril de 1937, por Dom Cândido Maria Bampi, Bispo da Prelazia Nossa Senhora de Oliveira de Vacaria. Fez sua Comunhão Solene, em 20 de abril de 1939.

     

                  “Fui alfabetizada pela minha mãe, de pouco estudo, mas incrivelmente criativa. Em poucos dias, éramos alfabetizados. Meu pai fez o serviço militar, serviu no Exército e foi nomeado Juiz de Casamento”. Minha vocação se manifestou muito cedo. Lembro que minha Mãe rezava para que a família fosse abençoada com uma vocação religiosa.  Comecei a pensar: e se fosse eu? Eu era muito alegre e  gostava de  festas populares. Todos os anos havia uma semana de festa no  Povoado. Era a festa de Santo Antônio, padroeiro de nossa Capela. Nestas festas populares, havia cavalhadas, bailes, leilões, procissão. Eu gostava muito de dançar e participar das atividades com uma turminha da minha idade, primos e amigos. Minha infância foi muito feliz em contato com a natureza. Brincava com os cordeirinhos, gatinhos, pintinhos e patinhos. Eu gostava e sentia algo de grande quando dava temporal; eu escutava os trovões, admirava os relâmpagos e curtia a chuva que caía  torrencialmente. Mas esta vida maravilhosa teve uma sombra de dor e de grande sofrimento para mim. Em outubro de 1944, o Pai do Céu chamou minha mãe  para junto de si. Minha mãe partiu e muita coisa mudou.

     

                  Em 12 de março de 1945, deixei minha família e fui interna no Colégio São José de Vacaria. Em contato com as Irmãs, aos poucos fui tendo clareza do chamado que Deus me fazia e decidi me preparar para ser Irmã de São José. Não foi fácil meu primeiro ano de interna. Em março de 1946, meu pai me levou para o Colégio São José de Flores da Cunha, onde concluí o Curso Primário. Para continuar meus estudos deveria ir para outro Colégio. E foi assim que, em 1947, fui para o Juvenato do Convento São José de Garibaldi, iniciando  também  minha formação para a vida religiosa”.

                   Decidida a dar o seu SIM, em fevereiro de 1949, Ignacia foi admitida ao Postulado e, em 18 de outubro deste mesmo ano, iniciou o Noviciado de dois anos, conforme o Direito Canônico. Em 1951, no dia 19 de outubro, fez os Votos Temporários de Pobreza, Castidade e Obediência e, no dia 11 de fevereiro de 1956, fez sua Consagração  Definitiva, emitindo os Votos Perpétuos. 

    Irmã Ignacia iniciou sua missão como professora, no Colégio Santa Joana d’Arc, em Rio Grande, em 1952. Transferida para o Colégio Sévigné, em 1958, cursou Assistência Social e Orientação Educacional na PUCRS. Fez Estágio de Serviço Social na Paróquia São Jorge e na Caritas Arquidiocesana.  Em 1962, foi  transferida para o Ginásio São Luiz como Orientadora Educacional e Assistente Social na Paróquia Nossa Senhora da Saúde.

    Para melhor servir, Irmã Ignacia, teve oportunidade de aprimorar seus conhecimentos em  Cursos de atualização e especialização em Liturgia no Instituto de Pastoral de Porto Alegre; Teologia e Catequese no Lumen Vitae, em Bruxelas, Bélgica; Curso de Pastoral e Teologia no IPLA - Instituto de Pastoral Latino- Americano,  em Quito-Equador.

    Exerceu sua missão também, como professora de Pastoral Social no Seminário de Viamão; supervisora do Estágio dos alunos do Serviço Social e Teologia da  PUCRS;  Assistente Social na Caritas Regional;  Secretária Regional da CNBB.

    Em 1969, foi eleita Conselheira Provincial na Província de Porto Alegre, assumindo também a Presidência da Sociedade São José.

    Em 1995, o Conselho Geral da Congregação lançou um desafio:  missionária para atender a Missão Espanhola em Estocolmo-Suécia. Irmã Ignacia aceitou o desafio, marcando presença junto à Missão Espanhola, permanecendo nove anos nesta Missão.

    Ao retornar, já bastante cansada, atuou nas Comunidades São Francisco de Paula, São José de Montenegro, Jean Pierre Médaille, Comunidade Mãe de Deus, dedicando-se ao ministério da Sagrada Comunhão, visita aos doentes e atuando como Assistente Social junto aos portadores de HIV/AID na Fonte Colombo.

     

     

    “Procurei sempre cultivar com amor os dons e qualidades que recebi como presentes de Deus e, com disponibilidade, coloquei-os a serviço dos meus irmãos. Não descuidei da intimidade com Deus e tenho certeza de sua proteção, apostando na graça de Deus e no seu amor. Tive sempre muito amor e carinho por Jesus Eucarístico, meu grande amigo e presença de força e esperança nos momentos difíceis. Procurei viver o Carisma da Congregação, buscando a UNIDADE com minhas irmãs e no exercício da minha missão.

    Acolhi com respeito as transferências de uma casa para outra, de um engajamento para  outro e procurei executar, da melhor maneira possível, o que me era confiado”.

    Em setembro de 2020, Irmã Ignacia foi transferida para a Comunidade São Luiz, em Teresópolis, POA. Precisava rever seus esquemas de trabalho e adequá-los às suas possibilidades físicas e às exigências deste tempo marcado pelo Covid/19, permanecendo mais tempo em casa.  De saúde bastante debilitada, com amor e empenho, dedicou-se a pequenos trabalhos comunitários e ao aprofundamento de sua vida interior.  

      

     

                  Irmã Ignacia, após conhecer seu estado de saúde, foi se preparando mais intensamente para seu encontro definitivo com o Pai, acolhendo a doença e esforçando-se para acolher as orientações dos médicos, especialmente da Dra. Marylia e da Irmã enfermeira, cuidadoras e Irmã da Comunidade.

    Veio a falecer às 23h10min, do dia 05 de maio de 2022, na residência São Luiz, com 90 anos de idade e 70 anos de Consagração Religiosa na Congregação das Irmãs de São José.

     

     

    Obrigada, Irmã Ignacia, pelo teu exemplo de vida!

    Hoje, deste teu SIM definitivo ao chamado que Deus te fez

     para  ocupares o  lugar que Ele, carinhosamente, te preparou.

    Irmã Ignacia, agora que estás junto de Deus, pede por nós tuas Irmãs de Congregação, teus Familiares, amigos e amigas para que sejamos fiéis aos chamados

     que Deus nos faz, cada dia, para a construção de Seu Reino. Amém.