/en/memorial/344/irzenobiasonda
Congregação das Irmãs de São José de Chambéry | New Saints

Choose your language:


  • New Saints

    Name: Ir. Zenobia Sonda



    Age: 89
    Years of religious consecration: 69
    Death date: 26/04/2022
    Place of death: Garibaldi - RS

    “Construímos, cada dia, nossa vida comunitária. A confiança, a afeição, a atenção para com todas criam uma atmosfera de alegria, simplicidade e cordial caridade, que Padre Médaille pedia às primeiras comunidades.” (Constituições das Irmãs de São José)

     

    Irmã Zenóbia Sonda nasceu no dia vinte de novembro de 1932, em Flores da Cunha. Seus pais, Antônio Sonda e Carolina Tonin Sonda, tinham como princípio cuidar e educar os filhos para o bem, o trabalho e para Deus. Irmã Zenóbia herdou e cuidou muito bem desses valores incutidos desde sua infância pela família. Mesmo como Religiosa, Irmã de São José, por vezes residindo longe da família, sempre esteve muito ligada a todos eles, preocupando-se com sua saúde, bem estar e boa convivência.

    Como cristãos, os pais levaram Zenóbia para ser batizada no dia três de dezembro, na Igreja Santo Antônio de Nova Pádua.

     

    Deus se faz presente e se revela às pessoas através da oração e do amor. Foi vivendo nesse clima de oração e bem querer que Zenóbia sentiu o chamado para a Vida Religiosa Consagrada. Ajudada pela família, Zenóbia deu seu Sim a Jesus, fazendo sua primeira Profissão Religiosa em Garibaldi no dia 15 de dezembro de 1952. Como Irmã de São José, desde cedo, iniciou sua carreira profissional como professora em Sananduva, Ibiraiaras, Lagoa Vermelha e, em Paim Filho, foi Diretora por nove anos na Escola Divina Pastora. Era respeitada e estimada pelos professores, alunos e comunidade local.

     

    Irmã Zenóbia era pessoa de grandes sonhos e alimentava o desejo de sempre mais e melhor servir o próximo em suas necessidades físicas, mas também espirituais e emocionais. Sabia da importância da escuta, da acolhida, da proximidade. Dedicou-se então ao estudo da Psicologia, em Porto Alegre. Em 1979, já formada, foi enviada em missão para Lagoa Vermelha onde permaneceu até o ano de 2013. Foram 39 anos de trabalho junto às pessoas que buscavam uma melhor orientação e segurança para suas vidas. Para que mais pessoas pudessem ser atendidas, iniciou o primeiro grupo de psicólogas na cidade, que foi uma forma de partilhar o conhecimento e encontrar soluções mais rápidas para as pessoas abreviarem o tempo de seu sofrimento. Priorizava a saúde das pessoas, nunca o econômico. Muitas pessoas carentes eram atendidas gratuitamente. Sua principal característica no atendimento era o amor e a dedicação indistintamente. Sua presença marcou muitas pessoas e lugares porque soube fazer e ser a diferença na sua missão: importar-se com cada pessoa que dela se aproximava.

     

    Como Irmã de São José, dedicava tempo à oração, para receber de Deus a luz necessária para a sua missão. Buscava na celebração Eucarística força e coragem para a vivência da Unidade desejada por Jesus. Cultivava uma devoção especial a São José. Na comunidade com as Irmãs era serena, acolhedora, favorecendo uma convivência corresponsável, alegre e simples.

    No ano de 2018, com a saúde fragilizada, passou a residir em Garibaldi, na Comunidade da Betânia, onde recebia das Irmãs e funcionários atendimento e cuidado para a sua saúde.

    No dia 26 de abril de 2022, o Senhor a acolheu no seu Reino preparado para os que o amam e o servem nos irmãos e irmãs, especialmente nos mais necessitados, conforme o Projeto de Jesus.

     

    Irmã Zenóbia tinha 89 anos de existência e 69 de Vida Religiosa Consagrada.

    Querida Irmã Zenóbia, tua vida foi dedicação, trabalho e escuta. Sonhavas com algo diferente para que as pessoas tivessem mais vida e a tivessem em abundância conforme o desejo de Jesus. Intercede por nós, Irmãs de São José, intercede por teus familiares a quem tanto amavas e eras por eles amada, intercede com carinho pelas Irmãs, enfermeiras, funcionários que estiverem ao teu lado nos momentos da doença, da dor e do sofrimento.

    Descansa na paz de Deus.