/en/memorial/341/irisoleidefurlanetto
Congregação das Irmãs de São José de Chambéry | New Saints

Choose your language:


  • New Saints

    Name: Ir. Isoleide Furlanetto



    Age: 80
    Years of religious consecration: 60
    Death date: 13/04/2022
    Place of death: Vacaria RS

    “O Senhor é a minha luz e a minha salvação!” (Sl 27,1)

    No dia 17 de outubro, lá em Garibaldi/RS, na família de Angelo Furlanetto e Elvira Carolina Agostini Furlanetto, nasce a oitava filha do casal que recebe o nome de Isoleide, mas ao todo eram 12 irmãos, 5 mulheres e 7 homens. Família muito unida, marcada pelo bem querer, pela alegria e pela ajuda entre si. Cada encontro era uma festa, pois tinham boa convivência. Em meio a esta vivência fraterna e de valores profundamente humanos e cristãos, desperta em Isoleide o desejo de se tornar religiosa. É admitida às etapas de formação inicial no Convento São José em Garibaldi no dia 18 de fevereiro de 1959, onde inicia o Postulado, no dia 17 de dezembro do mesmo ano, inicia a etapa do Noviciado, vindo a fazer sua Primeira Profissão Religiosa no dia 17 de dezembro de 1961, onde recebe o nome religioso de Ana de Maria, e ao perceber que era isso que queria e que Deus queria dela, fez sua Profissão Definitiva como Irmã de São José no dia 29 de janeiro de 1967 no Convento São José em Garibaldi. Ao sair de casa, Isoleide sente muita saudade da família. Isoleide tem outra mana religiosa: Ir. Bernardete.

     

                  Ir. Isoleide gostava de ler, buscar informações referentes à realidade, dedicava-se aos assuntos da Província, Congregação. Rezava e meditava a Palavra de Deus, os documentos da Congregação, mas sempre com os pés e os olhos voltados para a realidade social e o coração atento ao que a cercava. São José, Nossa Senhora do Caravággio era a quem se dirigia em suas necessidades. Sentia-se feliz ao se relacionar bem com as pessoas e ao conseguir assumir e realizar a missão a ela confiada e assim ser fiel à vocação que recebeu de Deus. Via a Vida religiosa sempre em saída para uma maior presença junto aos pobres. Tinha muitos sonhos e um deles era que as pessoas todas tivessem vida plena, com casa, alimentos, bem-estar e emprego. Sempre teve o desejo que nós, Irmãs de São José, pudéssemos ser fiéis à vocação que Deus nos deu, querendo o bem as pessoas com quem nos relacionamos. Tinha um coração agradecido à Deus pela sua vocação e por tudo o que realizara com Sua graça; sempre foi grata pela família que teve.

    Ir. Isoleide se licenciou em história e se dedicou a transmitir esses conhecimentos por muitos anos e em diversas localidades como: Cacique Doble, Maximiliano de Almeida, Vacaria e Lagoa Vermelha. Pessoa muito extrovertida, alegre e comunicativa que encantava e deixava marcas em todos por onde passava. Cursou teologia de férias para melhor atender as necessidades. Os jovens foram sempre a “menina de seus olhos’, onde foi assessora no Instituto de Pastoral da Juventude em Porto Alegre e por longos anos dedicou-se à Pastoral da Juventude na Diocese de Vacaria e nas paróquias em que se encontrava. Gostava muito de jogar vôlei, contar histórias ou feitos engraçados, sua risada era encantadora, pois vinha de dentro, nada nela era forçado. Sua maior alegria era poder contribuir e servir fazendo acontecer a vida nas pessoas e nos grupos de jovens.

    Seguem depoimentos de jovens que foram marcados pela presença e ação de Ir. Isoleide:

    "Irmã Isoleide despertou-me para a vida em comunidade. Ensinou-me a olhar para dentro e acreditar que um novo mundo é possível quando o amor é o que nos move. Serei para sempre "sua pupila" como ela orgulhosamente a mim se referia. Gratidão Iso, por ser luz no meu caminho e por me permitir caminhar ao seu lado. Para sempre em meu coração". (Lucilei Michelotto Muzzatto – Vacaria-RS).

    “Falar da Irmã Isoleide é falar em Juventude. Nos anos que convivi com a Isoleide aprendi muito. Tive exemplo de amor, fé, dedicação, amizade, respeito e preocupação. Todos esses tópicos deram um rumo para a minha vida. Posso dizer que a Irmã Isoleide é um símbolo da juventude. O corpo envelheceu, mas o espírito é jovem”. (Hermes Roque Toazza – Ibiraiaras RS).

    “Aprendi muito com a Irmã Isoleide pelo seu entusiasmo e alto astral. Por ser uma pessoa muito alegre e divertida e almejar o melhor para o povo!” (Irene Zanette - São Leopoldo-RS).

    "A Irmã Isoleide, ou simplesmente a "Iso", me mostrou com a sua vida o que significa ousadia, força, coragem, paixão, alegria, comprometimento com a verdade, com o ser humano e com um mundo digno e justo para todos. Com ela aprendi a olhar para o céu e falar com Deus sem soltar a mão de ninguém". Toda minha gratidão, Iso! Uma das mulheres mais importantes da minha vida". (Meiri Santos Refosco – Porto Alegre-RS).

    “Iso, carinhosamente e, ao mesmo tempo, forte assim chamada a nossa QUERIDA Irmã Isoleide. Deixa um legado ímpar de entusiasmo e intensidade em tudo o que fazia e dizia. Sua presença marcante de espiritualidade e esperança, acreditando no poder da juventude, despertou o coração de muitos jovens para ações revolucionárias de justiça em um grito contra toda opressão; Iso, sem medo de ser FELIZ; amante da alegria pela música com seu violão e canto, em tantos encontros maravilhosos entre jovens do nosso Rio Grande do Sul. Iso, ficará para sempre seu sorriso, seu abraço acolhedor, suas palavras de encorajamento, sua amizade tão linda quanto às estrelas na noite iluminando a escuridão e o sol energizando nossos dias. Iso, uma AMIGA que é irmã do coração!!” (Arlene Benetti – Caxias do Sul-RS).

    “Tive o privilégio de conviver com Irmã Isoleide no período do meu postulantado. Para mim, ela era presença inspiradora, marcada pela sua alegria, capricho, comprometimento, dinamismo e fé. Grande Iso. Gratidão por tudo”. (Sirlene Demari/Shirley – Chapecó-SC).

    “Falar de alguém é contar de fato a vida. Irmã Isoleide tem esse registo na minha memória, determinação, grandeza de espírito, alegria exuberante, sorriso contagiante e uma fé enraizada junto com o povo de Deus”. (Juarez Riguez – Vila Segredo/Ipê-RS).

    “Eu tinha pouco mais de 18 anos. Ela, não importa! Não sabíamos e tampouco o interessava saber.  Tinha a coragem, a ousadia, a alegria e o encantamento dos 18. Tinha o carisma, o amor e entrega que hoje sei que a Vida Religiosa requer. Nunca ditou regras. Nunca ensinou o que e como fazer. Soube ser uma verdadeira Mestra. Tinha nos e nas jovens a presença inspiradora e respeitosa daquilo que lhe era sagrado: o protagonismo evangélico da juventude. Dançava, cantava, chorava, sonhava, se indignava, pensava, provocava, junto, sempre. Pegava no colo, carregava no fusca branco muitas e incansáveis vezes as malas e a galera barulhenta e destemida. Levava para casa, pedia silêncio para não acordar as Irmãs mais velhas, oferecia chá, acolhida e flores na manhã seguinte. Ela soube ser o Evangelho Vivo em meio às contradições e desafios do seu tempo. Ela soube encarnar – também em mim - o método ver, julgar, agir, avaliar e celebrar. Uma mulher despreocupada com as regras da superficialidade que toma as estruturas.  Uma mulher forte, profunda, destemida e sensivelmente terna. Obrigada Irmã Isoleide por tanto. Você segue a me ensinar a viver! Com amor e gratidão”. (Léia Tatiana Foscarini – Ibiraiaras-RS - Pastoral da Juventude Diocese de Vacaria-RS de 1998 a 2004).

     “Se o tempo voltasse alguns anos, poderia ver a querida Iso, sorrindo, às vezes dando umas broncas, mesmo assim sempre presente”. (Amarildo Barboza/Ze Barboza – São José do Ouro-RS).

    “Conheci a Irmã e amiga Isoleide na sua simplicidade, olhar cativante, aconchego, boa prosa chegando rápida até as pessoas, sobretudo à juventude que demarca sua paixão e doação. Tenho imensa gratidão pelo que aprendi de seu jeito de mulher protagonista, inspiradora e presença afetiva e efetiva, rompendo barreiras e estruturas por que experimentava uma espiritualidade autêntica impelida pela justiça evangélica. Gratidão minha Irmã e amiga do coração. Iso presente”! (Irmã Nilva Rosin – Passo Fundo-RS).

    “A Iso sempre será a pessoa mais cheia de vida que conheci. Ela transformou vidas e jovens. Quando lembro dela a imagem que me vem à mente tem como trilha sonora a canção "Deixa me ser jovem, não me impeça de lutar..." e uma Iso saltitante, cantando, dançando e inspirando juventudes pelo seu testemunho”. Gratidão Iso! (Tere do Carmo - Lagoa Vermelha-RS).

    “Recebo da Irmã Nilva Rosin a notícia do estado de saúde da irmã Isoleide. Logo verifico que, às pessoas autênticas, se devia agradecer sua existência enquanto dádiva e pertinência, porque o reconhecimento é antes de tudo dizer que sua vida não está sendo em vão. O meu reconhecimento à amiga Isoleide é porquê sua pessoa contagia a todos/as nós que tivemos a oportunidade conviver e degustar de sua jovialidade constante. Ou como sua expressão: “succhiare qui”! kkkkkkk” (Fraterno abraço, Pe. André – Caldas Novas-GO).

    “Querida Ir. Isoleide!  Tenho por ti um carinho e admiração imensurável, te conheci quando ainda trabalhavas na assessoria da PJ e moravas no IPJ em Porto Alegre. Teu dinamismo, tua paixão pela juventude me cativou e inspirou primeiramente o meu trabalho com a PJ e mais tarde te tornastes minha inspiração VOCACIONAL! Muito obrigada, pelo exemplo, pelo carinho e cuidado, obrigada pela amizade cultivada mutuamente. Que São José, teu intercessor te guie e conduza no caminho da Paz que fostes construindo ao logo de toda tua vida, para o grande encontro com o Cristo ressuscitado! Obrigada pelo testemunho de Vida Religiosa Consagrada, pelo exemplo de MULHER corajosa, destemida e obrigada pelo amor dedicado a JUVENTUDE”. (Com carinho. Ir. Ivone Oliveira – Lages-SC)

    “Conheci a Ir. Isoleide na assessoria à Pastoral da Juventude no RS. Ela integrava a equipe de assessores do IPJ (instituto da Pastoral da Juventude) de Porto Alegre. Tanto nos encontros no IPJ, quanto no apoio às dioceses, ela contribuiu muito na formação de lideranças e assessores de jovens. Eu sempre admirei muito ela pela sua alegre disposição de ajudar os jovens num tempo em que, na própria Igreja pairava muita desconfiança com os que estavam à frente da formação na Pastoral da Juventude”. (Otavio José Klein – Passo Fundo-RS).

    “Menina, mulher, mãe acolhedora, cativante com seu bibliodrama, alegre, leve no anúncio da boa nova aos jovens, pois sempre se deixou ser criança grande. Gratidão Iso!” (Cleiton Zardo – Campestre da Serra-RS).

                  Apresentando saúde delicada, Ir. Isoleide passa a integrar a comunidade São José do Patrocínio em 2016, onde foi atendida em suas necessidades e com um olhar mais próximo e atento em relação a sua saúde. Mesmo com dificuldade de lembrar das pessoas e acontecimentos. Isoleide manteve a serenidade e a tranquilidade em seu ser.

                  Aos poucos, Isoleide foi se entregando Àquele que foi a razão de sua doação, entrega e serviço. A sua Luz e Salvação a acolheu em seu Reino no dia 13 de abril de 2022, contando com 80 de vida e 60 de Vida Religiosa consagrada como Irmã de São José.

    Iso, como todos a chamávamos, interceda junto de Deus pelos seus familiares, pelos jovens, a quem você tanto amou e se dedicou, e por cada uma de nós Irmãs de São José, que possamos viver a alegria como você viveu. Receba de Deus a coroa da felicidade eterna por tantas vidas que você tocou pelo seu ser e agir.

    Após missa de corpo presente, realizada na Capela Sagrada Família em Vacaria – RS, o corpo de Ir. Isoleide será sepultado no Cemitério Municipal Santa Clara, no Jazigo das Irmãs de São José, também em Vacaria/RS.