/en/memorial/340/irrosahildadecastro
Congregação das Irmãs de São José de Chambéry | New Saints

Choose your language:


  • New Saints

    Name: Ir. Rosa Hilda de Castro



    Age: 90
    Years of religious consecration: 67
    Death date: 21/04/2022
    Place of death: Taboão da Serra

    "Deixem vir a mim as crianças, não as impeçam, pois, o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas (Mc 10,14).

     

    Rosa Hilda nasceu em Franca no dia 05 de julho de 1932, sendo seus pais Sr. João Flávio de Castro e D. Candida Gomes. No primeiro casamento do Sr. João e D. Candida, nasceram 3 filhos, sendo Rosa a segunda. A mãe veio a falecer 16 dias após o parto deixando Maria Aparecida, bem bebê para ser criada.

     

    João Flávio, ainda novo contraiu novas núpcias com Dona Yolanda Maria Hipólita, tendo no segundo casamento 4 filhos, dois meninos e duas meninas, sendo Geralda Neuza a primeira. A seu tempo, Geralda vai ser Irmã de São José.  Após o casamento, decidiram ficar com os filhos que estavam ao cuidado de avós, mas só voltou o menino, Paulo Francisco. Rosa e Aparecida ficaram com a avó paterna e materna respectivamente. Assim foram criadas separadas dos outros irmãos.

     

    O pai conseguiu trabalho com um fazendeiro bom e passou a morar na fazenda com a família. Mas Rosa sempre ficou em Franca com a avó.  Aos 7 anos, Rosa foi para escola, no caso o Externado das Irmãs de São José onde estudou até o quarto ano primário. Vencida esta etapa inicial, foi para o Ginásio no Colégio Nossa Senhora de Lourdes, também das Irmãs de São José, e continuou seus estudos até se formar como Professora no Curso Normal ou Magistério. Durante esse tempo todo de convivência deu de conhecer bastante as Irmãs de São José. E foi essa inspiração que suscitou o desejo de escolher para sua vida o mesmo caminho que as Irmãs, o seguimento de Jesus. Rosa admirava nas Irmãs, o amor que tinham por Jesus e tantas qualidades que foi descobrindo nelas. 

     

    O pai, João Flávio mostrou resistência ao desejo da filha porque, a avó Maria do Carmo, ficaria sem companhia, sozinha. Rosa não se deu por vencida. Rezou tanto pedindo Jesus que a situação se resolvesse, que foi tendida e liberada para seguir sua vocação.  Decidida vocacionalmente, Rosa entrou para o Noviciado a 04 de janeiro de 1953. Recebeu o hábito a 31 de julho de 1953. Pronunciou seus primeiros votos a 31 de julho de 1955 e os votos perpétuos a 02 de fevereiro de 1959.

     

    A formação de Irmã Rosa Hilda para “servir ao querido próximo” foi na área da educação, com o foco inicial de ajudar as crianças na alfabetização e outras aprendizagens. Foi o que fez na primeira transferência para o Colégio São José de Jaú, em 1956. Logo, porém foi chamada para outra missão.

     

    Em 1957 partiu para Ibicaré – SC, integrando essa comunidade missionária como professora primária num Grupo Escolar Estadual. Em Ibicaré, ficou até o fechamento da comunidade, em 1968. De volta a São Paulo, em Itu, fez 2 anos de atualização da Formação e Renovação da Vida Religiosa. Em 1971, ainda em Itu, começou o Curso de Estudos Sociais na Faculdade. Concluída a Faculdade, foi transferida para Santos, onde lecionou nas quintas e sextas séries do Colégio São José. Em 1981 esteve na Comunidade da Residência São José, em São Paulo. E assim, em várias transferências, prestou serviços: na Comunidade do Postulado, no Colégio Santana como professora, no Jardim Japão envolvida em catequese, Promoção Humana e, inclusive assumindo a Coordenação da Comunidade. Também, por um período, fez parte da Comunidade da Casa Provincial, acolhendo e servindo as Irmãs que iam e vinham. 

     

    Em 1994, esteve por 3 anos, na Comunidade de Formação, o Noviciado São José, em Indaiatuba.  Em fins de 1996, foi a vez de voltar a Franca, para ensino de artesanato na Obra Social, em regime de contra turno, chamada Colmeia, naquele tempo. Num intervalo de anos, esteve na Colmeia de Jaú e voltando a Franca, aí permaneceu até 2019 sempre contribuindo com as Crianças, do agora chamado Centro Promocional Nossa Senhora de Lourdes.

     

    Finalmente, depois de uma jornada bem longa e itinerante, chegou a hora de quietar. Em 2019, Irmã Rosa Hilda foi transferida para a Casa de Repouso São José no Taboão da Serra.

     

    Irmã Rosa Hilda sempre encontrou na contemplação da vida de Jesus, tão amado, a força para perseverar com fidelidade nos compromissos do seguimento do Mestre. E a querida Mãe, Nossa Senhora Aparecida, sempre lhe valeu em todas as dificuldades. Viveu em paz e confiante, cheia de gratidão a Deus e à Virgem Aparecida, por todas as bênçãos recebidas em sua peregrina existência.

     

    No dia 11 de abril de 2022, Irmã Rosa Hilda partiu para junto de Deus, entrando na alegria de seu Senhor, na presença gloriosa de Jesus, Maria e José. E na alegre companhia de seus santos e de todas as pessoas queridas que junto do Pai, a aguardavam na pátria celeste.

     

    Querida e abençoada, Irmã Rosa Hilda,

    Junto do bom Deus, lembre-se de nós,

    Valha-nos sempre sua intercessão orante.

    Amém!