Escolha seu idioma:
Choose your language:
Seleccione su idioma:
Scegli la tua lingua:
Choisissez votre langue:
  • Testemunhos

    17 de Jun, 2017

    Irmã Bénédicte de Vaublanc


    “Irmã MEMÓRIA de nossa História”
     
    Irmã Bénédicte de Vaublanc nasceu em 1932, em Toulon, França. Podemos lembrar Ir. Bénédicte nos mais diferentes serviços prestados ao “Querido Próximo” ou na animação da Congregação. Mas quem não lembra a “paixão” de Bénédicte pela história da Congregação das Irmãs de São José e de suas gargalhadas nos momentos de partilha desta magnífica história?
     
    Podemos dizer que quanto mais ela penetra nas estranhas de nossa história, mais ela mantém os pés bem fincados na realidade do povo. Mesmo com mais de 80 anos, ela continua morando num conjunto residencial popular, passa tardes visitando doentes a domicílio ou nas casas de repouso, criando vínculos entre imigrantes e refugiados...  E acolhendo visitantes na “Sala de Memória” em Bellecombette e mantendo atualizados os arquivos; para isso conta com ajuda das Irmãs Anne Chatel (nascida em 1925) e  Agnès Moussière (nascida em 1924).
     
    Quanto mais fazemos memória de nossa longa caminhada como Congregação, mais luzes e audácia teremos para avançar, mesmo por caminhos totalmente novos. Os 366 anos foram marcados por muitos “vendavais arrasadores”. Aparentemente destruições totais, martírios de membros, perda dos bens, dos instrumentos de trabalho, das residências, enfim, de todas nossas “seguranças”. Mas, longe de nos derrotar, todos estes momentos nos impulsionaram para mais longe, ao desconhecido, para “além de todas as fronteiras” “para TODAS AS PERIFERIAS”! E depois das difíceis travessias, novos horizontes, nova vida, ressurgimentos inesperados! 
     
    Feliz a Irmã de São José que se apropria desta linda história. Obrigada a Ir. Bénédicte e a todas as queridas Irmãs que, de uma forma ou outra, são para nós a memória que encoraja a avançar com audácia e fidelidade. 
     




    Compartilhe:


    COMENTÁRIOS
    Ieda
    19/06/2017


    Envie seu comentário!

    *Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.