Escolha seu idioma:
Choose your language:
Seleccione su idioma:
Scegli la tua lingua:
Choisissez votre langue:
  • Províncias/Regiões

    25 de Mar, 2015

    Noruega: Celebrando o Ano da Vida Consagrada


    Em fevereiro, o dia da Vida Consagrada foi celebrado com uma Missa Pontifical com todas as religiosas e os religiosos de diferentes ordens e congregações, juntamente com o nosso Bispo, que pertence à ordem de Cônegos Regulares. Nossos LLPP e muitas pessoas da paróquia participaram: cerca de 300 pessoas.

    As religiosas prepararam uma bela liturgia. Os religiosos, as religiosas, nossos jovens do juvenatos e postulantes de diferentes congregações, com uma irmã como organista, formaram um excelente coro. Preparamos as leituras, as orações dos fiéis de uma forma muito criativa. Um cartaz da vida consagrada e uma pasta foram dados com todos os endereços dos religiosos de toda a Noruega, com orações extras para que as pessoas possam orar por todos os religiosos durante este ano.

    Após a celebração da Missa, tivemos uma reunião no salão paroquial, muito bem decorado, um café bem longo no salão da igreja, com uma porção de diferentes bolos para cerca de 120 pessoas que chegaram para falar e conversar com os Irmãos e Irmãs, os LLPP e os paroquianos. Foi uma atmosfera muito boa, cheia de alegria e de vid, com muita energia. Até a lavagem dos pratos foi feita com alegria e canções e compartilhada em comum, tudo bem organizado. As pessoas expressaram sua gratidão e deram os parabéns para a vida religiosa.

    ***
    Outras atividades ao longo do ano
    Decidimos que cada ordem e congregação podem anunciar suas próprias atividades deste ano, na página inicial do site da Igreja Católica.

    a) Cada ordem ou congregação irá organizar um dia aberto a todas as pessoa, onde elas podem vir e falar e ouvir sobre as diferentes congregações.

    b) Toda primeira quinta-feira do mês, iremos, este ano, na nossa diocese, marcar de uma forma muito especial a vida religiosa no Ano da Vida Consagrada. Sempre, antes da missa, haverá uma hora de adoração. Cada paróquia rezará, pedindo vocação religiosa, e na paróquia da catedral será apresentada, a cada mês, uma Congregação, que informará sobre si mesma, sua espiritualidade e trabalho.

    c) Um grupo de Irmãs foi convidado a coordenar retiros de fim de semana sobre a vocação pastoral; elas são convidadas de cada uma das paróquias.

    d) Nas nossas escolas católicas poderá haver meia hora mais cedo, uma vez por semana, um tempo de oração para os jovens pedindo vocações. Só para criar um espaço para a oração, que será coordenada por uma Irmã.

    e) No dia 5 de março, começaremos com uma hora de adoração, após a Missa Solene da noite com textos e músicas de acordo com nossa espiritualidade. O mesmo coro de 02 de fevereiro vai cantar. No café após as celebrações da igreja, será mostrada uma peça chamada "sendelse”- que significa ‘em missão’, onde as nossas Irmãs são as atrizes; uma peça de teatro sobre a nossa história na Noruega, porque estamos bem no jubileu de 150 anos . Depois que um dos nossos Leigos der uma palestra como é ser um LLPP, nossas jovens Irmãs farão uma bela dança em seus costumes nacionais e, em seguida, todas as Irmãs de São José vão cantar nosso hino nacional: Salve Pater.

    f) No dia 19 de março, temos uma missa solene e renovaremos os nossos votos e comemoraremos o 50º jubileu do nosso capelão, Padre Neve.

    g) Rezar a Via Sacra juntamente com paroquianos e LLPP na Quaresma. Para rezar especialmente para todos os religiosos e as religiosas que são perseguidos, aterrorizados, e vivem em condições desumanas e sofrem juntos com os outros cristãos e grupos minoritários.

    h) As Irmãs de São José terão o seu dia, aberto a todas as pessoas, no dia 22 de agosto, quando também vamos celebrar a nosso aniversário do jubileu de 150 anos da nossa estada na Noruega. Então, as pessoas podem vir e participar dos diferentes modos que preparamos para conhecer a nossa casa em Grefsen; teremos três modos diferentes: com Power Points, vídeos e visitas, uma pequena colocação de oração no Centro de Retiro e, mais tarde, o café da tarde. À noite, às 18h concluiremos este dia com uma missa solene em que o Bispo é convidado e, se possível, também um jantar ao ar livre em que esperamos seja um dia brilhante e ensolarado de verão, em conjunto com as muitas pessoas que querem comemorar junto com a gente. Teremos a dança das nossas vietnamitas, cantando e tocando também.




    Compartilhe:


    Envie seu comentário!

    *Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.