Escolha seu idioma:
Choose your language:
Seleccione su idioma:
Scegli la tua lingua:
Choisissez votre langue:
  • Localização

    Irmãs de São José no coração do mundo

    As Irmãs de São José estão presentes em cinco continentes nas mais variadas atividades missionárias.

    Fundadas no coração da França em 1650, em Le Puy, para responder às crescentes necessidades causadas pela guerra e pela miséria, as Irmãs de São José tudo fazem para viver o Pequeno Projeto.

    Hoje, como ontem, elas são chamadas a colaborar no grande Projeto de Deus: recriar a vida e o povo na alegria da comunhão.

    Seguidoras de Cristo, o Missionário do Pai, as Irmãs tentam responder aos apelos e desafios do mundo, nos passos de Jesus de Nazaré. Identificando-se com Ele, as Irmãs de São José querem olhar o mundo com os olhos de Deus, amar o povo como Deus o ama e ouvir os seus gritos como Deus mesmo ouviu o grito do seu povo (Êxodo 3, 7-8).

    Seguindo Cristo missionário, as Irmãs de São José são missionárias onde quer que estejam. O coração delas é tão grande quanto o planeta. Deste modo, a missão nascida no coração da Trindade torna-se um movimento constante de deixar a casa, de itinerância para o sonho de Deus, lá onde ele está mais ameaçado ou já destruído.

    Anunciando a Boa Nova de Jesus, seguindo seu caminho, ouvindo sua voz e vivendo em comunidades fraternas, a missão da Irmã de São José tem um objetivo contemporâneo à luz de situações degradantes:
    - conflito e preconceito,
    - abandono e solidão,
    - desnutrição e fome,
    - falta de sentido para a vida,
    - doença e falta de cuidado de saúde,
    - exclusão do idoso e das minorias,
    - marginalização da mulher,
    - destruição da terra e do meio ambiente,
    - falta de visão de parte da juventude,
    - destruição da fé cristã e a sua ausência.

    Nestas, e em muitas outras situações que gritam, as Irmãs de São José querem semear esperança, cuidar da vida, ser construtoras da paz. Elas querem contribuir, com seu carisma de unidade e de comunidade, para a construção de um mundo mais justo e solidário. As Irmãs de São José se esforçam para tornar mais visível a face de ternura e de misericórdia de Deus Pai e Mãe e a sua compaixão para com os sofredores e excluídos no mundo que idolatra o dinheiro e o poder.

    Com os olhos abertos e com a lucidez que vem do Evangelho, as Irmãs querem usar todos os meios ao seu alcance para “aproveitar de todas as brechas do sistema capitalista neoliberal a fim de ali plantar as sementes do Reino de Deus” (D. Erwin Krauter, Bispo de Xingu, Amazônia, Brasil).

    Certas de são parte de um todo e tendo sempre em mente a visão global da realidade, as Irmãs de São José trabalham concretamente em lugares onde os gritos são mais urgentes: Bolívia, Moçambique, Tanzânia, República Checa, Suécia, Ilhas Adaman Nicobar e Papua Nova Guiné.
     

    Galeria de fotos