• Junte-se a nós

    O processo de formação inicial

    O processo na formação para se tornar Irmã de São José tem várias etapas e pode levar 10 ou mais anos.

    Para uma jovem que está interessada em explorar a possibilidade de se tornar Irmã de São José, o primeiro passo é entrar em contato uma Orientadora Vocacional da Província onde ela mora. A Orientadora Vocacional se encontrará com ela para falar sobre a experiência dos movimentos de Deus em sua própria vida e responderá às suas perguntas sobre a vida religiosa; também providenciará para que ela se encontre com outras Irmãs e visite algumas de nossas casas e apostolados para ter uma ideia de como vivemos, como rezamos juntas e como trabalhamos no mundo de hoje. Ela será incentivada a ter um diretor espiritual para que a ajude durante este processo.

    Se a pessoa vocacionada sente que pode ser chamada à vida em nossa Congregação, ser-lhe-ão dadas mais oportunidades para visitar as Irmãs em suas comunidades, para trabalhar como voluntária em nossos apostolados e para partilhar orações e celebrações conosco. Haverá uma avaliação psicológica que indique a sua maturidade e sua capacidade para o tipo de vida que vivemos. Fará também uma experiência, de três semanas, vivendo com algumas de nossas Irmãs, partilhando a vida de comunidade enquanto vai decidindo se passa para a próxima etapa.

    Na etapa seguinte, ela entra formalmente em nossa Congregação como “Candidata” ou “Postulante”; muda-se para uma de nossas casas e participa de todos os aspectos da vida de comunidade incluindo oração, refeições e as responsabilidades da casa. Ela se encontrará com a Mestra das Candidatas pelo menos uma vez por mês e participará de trabalhos em grupos com outras pessoas que estão entrando na Vida Religiosa em outras Congregações. Durante este tempo, ela continua a trabalhar e, se têm dívidas ou débitos, trabalhará para pagá-los. O tempo de Postulado pode durar de seis meses a dois anos.

    Depois, ela se torna “Noviça”. O estágio no Noviciado dura dois anos, conforme prescrito pelo Direito Canônico da Igreja; este é um tempo de intensa preparação para o compromisso na vida religiosa. Ela passa seu tempo em oração, estudo e interação com outras Noviças, com a sua Mestra de Noviças e com outras Irmãs; fará alguma experiência em trabalhar com os que são materialmente pobres, de preferência em uma área que não lhe seja familiar. Uma vez que nossa Congregação é internacional, faremos o possível para que ela se encontre com Irmãs de outras partes do mundo e faça a experiência estimulante da diversidade e da unidade entre as nossas irmãs.

    Depois de completar o Noviciado, ela fará seus Primeiros Votos na Vida Religiosa. Os votos de pobreza, celibato consagrado e obediência são o coração do compromisso que as Irmãs fazem a Deus e à sua Congregação. Muito das experiências da pessoa como Noviça foi para orientá-la a uma profunda e ampla compreensão do sentido dos votos e os meios de vivê-los hoje. Depois de fazer os Primeiros Votos, a Irmã vive totalmente a vida da nossa Congregação, como qualquer outra Irmã. Ela continua a se encontrar mensalmente com a Irmã que a acompanha em seu estágio.

    Na última etapa deste processo, a Irmã faz os seus Votos Finais. Votos Finais é um compromisso permanente e para a vida toda de viver como Irmã de São José. Isto pode acontecer no espaço de 3 a 6 anos depois de fazer os seus Primeiros Votos.

    O objetivo de todo o processo é descobrir a vontade de Deus para aquela pessoa, para saber se ela se engajará em nossa vida de comunidade ou se em outra congregação diferente ou ainda se em outro estilo de vida. Nós nos alegramos quando uma mulher decide se juntar a nós! Mas mesmo se, ao final, ela decide que não é chamada a partilhar a nossa vida, ainda ficamos contentes, de que este processo tenha sido útil para ajudá-la a perceber que Deus a está chamando para um modo de vida diferente.


    Leigas e Leigos do Pequeno Projeto

    No tempo do Padre Médaille, havia leigas afiliadas, isto é, mulheres que tinham um laço espiritual estável com a Congregação e queriam ser associadas com as Irmãs no apostolado e na oração. O mesmo acontece hoje; pessoas interessadas em nossa espiritualidade podem desejar ser associadas com a nossa Congregação.

    Leigas e Leigos do Pequeno Projeto – Associadas das Irmãs de São José – são mulheres e homens cristãos que desejam crescer em sua vida espiritual e no serviço aos outros. Podem ser pessoas casadas, viúvas ou viúvos, solteiras/os que possuam uma certa maturidade em relacionamentos e que tenham amor à Congregação e ao seu apostolado.

    O Programa para as Leigas e Leigos do Pequeno Projeto oferece uma possibilidade aos membros para que possam se familiarizar com as Irmãs e com a Congregação, assim como tomar um tempo para um conhecimento sério do chamado a viver o espírito das Irmãs de São José de Chambéry. As Leigas e Leigos do Pequeno Projeto têm um período de formação onde aprendem sobre a História, a Espiritualidade e o Carisma da Congregação. À medida que elas/eles aprofundam seu apelo para viverem o espírito da Congregação em suas casas e locais de trabalho, participam ativamente de tempos de oração, celebrações e atividades de justiça social dentro da Congregação.

    Cada Província da Congregação tem um Programa para as Leigas e Leigos adaptado às necessidades da cultura e do país onde estão localizados. As Leigas e Leigos se reúnem em pequenos grupos, normalmente com uma Irmã ou Irmãs, para oração e reflexão. Ocasionalmente elas/eles se reúnem para um período de Retiro. Alguns membros têm participação ativa na missão das Irmãs, outros são voluntários em diferentes apostolados, outros ainda participam no apostolado da oração. Qualquer que seja o nível de participação, as Leigas e Leigos do Pequeno Projeto vivem sua vida comum no espírito das Irmãs de São José.

    Galeria de fotos