Escolha seu idioma:
Choose your language:
Seleccione su idioma:
Scegli la tua lingua:
Choisissez votre langue:
  • Comissões Internacionais

    03 de Dez, 2012

    O Direito de Gerar Vida


    Durante dez anos, de 2000 a 2010, a Igreja do Brasil manteve um projeto de ajuda à Igreja do Timor Leste. A cada três anos eram enviadas Irmãs que se ocupavam de trabalhos pastorais e educacionais ou conviviam com as comunidades pobres e isoladas do Timor Leste. Juntamente com Irmã Eliane Costa Santana, também membro da Província de São Paulo, eu participei deste projeto intitulado Brasil-Timor Leste, no período de 2003 a 2006. Tive, assim, a oportunidade de conhecer a rica cultura local e o povo machucado por todo tipo de carência e miséria. A fome e a doença eram as realidades mais gritantes. Muitas causas e acontecimentos estavam na raiz desta situação.

    Em meados de 2005, em La Clubar, em contato com o Posto de Saúde, ficamos sabendo de uma mulher tuberculosa, Agripina, já mãe de vários filhos e novamente grávida, com o agravante de pesar apenas 25 quilos. O grande desafio era a sobrevivência da mãe e o nascimento da criança, garantindo o direito à saúde e à alimentação adequada. Toda a equipe missionária se mobilizou para que isso acontecesse, buscando os meios possíveis e fazendo um acompanhamento constante a esta gestante doente e subnutrida em último grau. Também era necessário acompanhar os outros filhos, que corriam o risco de estar contaminados pela tuberculose.

    Em La Clubar, as pessoas mais pobres só tinham mandioca seca e folhas para comer. Acompanhamos Agripina, semana a semana, garantindo-lhe acesso ao alimento. A comunidade missionária ajudava-a a fortalecer sua confiança e certeza de que a criança nasceria sim, e com saúde. Completados os dias, tudo correu bem no parto, mãe e filha passavam bem. Que nome seria dado a este bebê sobrevivente? “Milagre de Deus” foi o nome escolhido! E até hoje, Milagre de Deus continua o milagre da vida com uma bonita história de solidariedade para testemunhar.


    Irmã Elenice Buoro
    São Paulo, Brasil
     




    Compartilhe:


    Envie seu comentário!

    *Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.