Escolha seu idioma:
Choose your language:
Seleccione su idioma:
Scegli la tua lingua:
Choisissez votre langue:
  • Conselho Amplo 2017

    24 de Set, 2017

    O que é Missão?


    A maioria das Irmãs do Conselho Amplo, no domingo de manhã, participaram da Eucaristia com a comunidade Filipina da Catedral Santo Olavo, em Oslo. Depois de uma celebração litúrgica bem animada, o grupo atravessou a rua para visitar a capela, algumas salas de aula e o pátio da Escola Santa Sunniva, que foi a primeira escola das Irmãs de São José nesta cidade.
     
    Ir. Ieda abriu a sessão da tarde com uma reflexão sobre “missão” e seu significado. Quando ela perguntou ao grupo qual é a primeira palavra ou ideia que veio à mente ao ouvir esta palavra, as respostas esclareceram o conceito. Missão lembra “estar com”, “sair”, “envolvimento”, relações”, “evangelizar”, “dinamismo”. Não significa apenas ir a outro país para pregar o evangelho, nem se refere ao nosso apostolado ou aquilo que fazemos. Pode incluir estes aspectos, mas é mais simples e mais exigente, pois missão significa testemunhar o evangelho com nossa vida. Nosso chamado à missão inclui responder às necessidades dos pobres, mas acima de tudo, é testemunhar o amor de Deus e causar um impacto em nossa sociedade e o planeta. Missão é muito mais do que fazer. Missão é quem somos.
     
    Os relatórios das discussões em grupo, no final da tarde, destacaram algumas dificuldades que as comunidades encontram para serem lugares nos quais todas as pessoas que chegam são acolhidas e encontram um testemunho do amor de Deus. Muitas comunidades locais são muito acolhedoras. São locais onde há partilha de fé e de vida, e há profundo respeito entre elas. Mas, em outras, há Irmãs  individualistas, que criticam as outras, incapazes de partilhar e com medo do novo ou desconhecido. Sua comunidade não dá testemunho do amor de Deus e, assim, não estão vivendo a missão. Este é um desafio que as líderes devem enfrentar – encontrar meios para ajudar as Irmãs a crescerem e serem capazes de viver a “missão”, testemunhar o amor de Deus no ser delas e na maneira que elas vivem. Embora a discussão tenha encerrado o dia, o tópico será retomado e algumas sugestões concretas sobre a Missão poderão surgir. 
     




    Compartilhe:


    COMENTÁRIOS
    Maria Pascuali
    24/09/2017
    Olá queridas Irmãs: Conselho Geral Província Única do Brasil, Núcleo bom Pastor- PR. estamos unidas a vocês em oração e pensando positivamente, para que tudo corra bem. Hoje aqui em Curitiba tivemos a casa muito animada: Postulinter, Leigos/as do Pequeno Projeto, retiro,curso de terapias, o convento está sendo animado pelo povo de Deus. Dá muita alegria. Desejamos muita paz, alegria, esperança e coragem e fazer tudo o que Deus nos preparou, fazer a sua vontade. As fotos ficaram lindas e o passeio agradável, num clima ameno.
    Um grande abraço a todas, com carinho, Ir. Maria Pascuali.-PR- Brasil.


    Envie seu comentário!

    *Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.