Escolha seu idioma:
Choose your language:
Seleccione su idioma:
Scegli la tua lingua:
Choisissez votre langue:
  • Conselho Amplo 2017

    23 de Set, 2017

    Finanças e Formação


     
    A discussão sobre formação de ontem foi encurtada devido ao pouco tempo, então, foi dada continuidade esta tarde após termos considerado as finanças da congregação e assuntos relacionados.
     
    Ir. Donna, ecônoma geral, abriu a manhã com uma rápida colocação sobre a situação financeira mundial e destacou que a maioria de nossas províncias, regiões e missões estão localizadas em áreas que pertencem às seis maiores economias do mundo, que são EUA, União Europeia, China, Japão, Índia e Brasil. Depois de dar informação concernente aos vários fundos da Congregação e onde estão investidos, falou das preocupações com algumas Províncias e o trabalho da Comissão Internacional de Finanças. Durante seu último encontro, a Comissão de Finanças organizou dois documentos importantes: 1. relatório com as decisões da comissão relativas às finanças, construções e respectivas licenças; 2. um livreto a ser entregue a todas as Irmãs. Este manual destaca que cada membro é responsável pelo bom cuidado dos recursos da congregação. Uma decisão importante da Comissão de Finanças é que cada província, região e missão da congregação procure usar modelos comuns de contabilidade. Esta regra está sendo desenvolvida por contadores profissionais nos Estados Unidos e serão adaptados a cada país pela mesma companhia. Donna encerrou seu trabalho dizendo, na linha com a recomendação do Vaticano, que é muito importante que todos os membros da congregação tenham um certo conhecimento  sobre finanças e o que a congregação decidiu em relação ao uso do dinheiro.
     
    À tarde, os membros do Conselho Amplo se reuniram em grupos para discutir três pontos relativos à formação: um encontro internacional em 2019 para as responsáveis das diferentes etapas de formação; uma experiência missionária antes de fazer a profissão definitiva; e a possibilidade de uma casa internacional de formação. Houve apoio unânime à realização de um encontro internacional para as Irmãs que se dedicam à formação. Contudo, alguma reflexão sobre como deve ser organizado, se todos os níveis de formação devem ser representados juntos ou o grupo seria dividido de acordo com  as etapas iniciais e as outras etapas de formação. Embora todas estivessem a favor de que se deva continuar fazendo uma experiência missionária com as Irmãs que se preparam para profissão definitiva, ficou claro que a realidade é diversa em diferentes países. Com a grande variedade de culturas e situações, esta prática varia de um lugar para outro. A ideia de ter uma casa internacional de formação não recebeu grande apoio. Várias disseram que unir as forças na formação num mesmo continente é o que deveríamos desenvolver neste tempo. 
     
    No final da tarde, Irmãs Marianne (Dinamarca), Jona (França) e Cristina (Itália) deram algumas informações sobre o encontro das líderes e conselhos da Europa, realizado em Roma, em junho. Nesta reunião, as províncias, regiões e missões da Europa deram o primeiro passo em seu trabalho em conjunto como um único grupo. Elas decidiram envolver todas as Irmãs no processo de maior unidade tendo dado já o primeiro passo: as comunidades foram solicitadas a dar sua colaboração sobre 15 prioridades definidas pelas líderes. O entusiasmo foi notável enquanto partilhavam o que já tinham feito e o que estão planejando para o futuro.
     




    Compartilhe:


    COMENTÁRIOS
    Helga Terezinha Zottis
    24/09/2017
    Queridas Irmãs participantes do Conselho Amplo,
    Desejamos um BOM DIA em todas as línguas Imploramos as bênçãos e luzes do Espírito Santo, sobre cada uma, nestes dias de trabalho sim, mas ESPERANÇOSOS, PARA TODA CONGREGAÇÃO. Queridas Irmãs, dia-pós-dia... lemos e contemplamos as maravilhas, mesmo através de fotos e vídeos. Realmente, esta é a graça e ação de Deus, operando nas mentes e corações. Obrigada, Senhor, por realizar coisas tão bonitas através de teus instrumentos, colocados à caminho... colocados ao teu serviço. Teu amor Divino, clareie e as ilumine à cada dia. Sentimo-nos respingadas, por este mistério do teu GRANDE AMOR!. Por tudo, damos GRAÇAS À DEUS!. Nosso carinho, nosso abraço e nossa prece. Irmãs Ignacia, Maria Beatriz, Genoveva e Helga. Brasil - RS




















    Envie seu comentário!

    *Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.