Escolha seu idioma:
Choose your language:
Seleccione su idioma:
Scegli la tua lingua:
Choisissez votre langue:
  • Conselho Amplo 2017

    20 de Set, 2017

    Celebração e Reflexão


    A quarta-feira foi um dia de celebração, escuta e reflexão sobre o que tem acontecido desde o início do encontro, sexta-feira passada. Hoje, Irmã Philo (Conselheira Geral) está de aniversário e a celebração começou cedo. Desde o momento em que chegou para o café da manhã, ela foi recebendo felicitações e votos em muitas línguas, com “Feliz Aniversário” cantado em Português, Italiano, Inglês e Norueguês. Durante o intervalo da manhã, todo o grupo provou um delicioso bolo e outras especiarias em sua honra.
     
    Muito tempo da manhã foi dedicado à escuta dos cinco últimos relatórios sobre como cada província, região e missão está vivendo as decisões do Capítulo Geral 2015. Todos os relatórios deram muita informação sobre os passos concretos que cada grupo assumiu viver o chamado à missão, a espiritualidade, a formação e como corpo congregacional. A Província italiana decidiu que, para viver como corpo congregacional, elas tentariam viver um modelo de liderança circular como Conselho, como província e nas comunidades locais. Por isso, o Conselho toma as decisões junto e, quando possível, envolve toda a província na decisão. A nível local, as Irmãs, em cada comunidade, condividem as diversas responsabilidades. Na República Checa, as Irmãs vivem a missão pela presença e comunhão junto ao povo, partilhando o pão das relações fragmentadas nas famílias e trabalhando sobre a reconciliação em grupos ecumênicos. A Província da França, cuja média de idade é de 86 anos, continua a viver a missão concretamente. Depois do Capítulo Geral, elas abriram três novas casas em resposta às necessidades locais. De uma perspectiva diferente, mas igualmente importante, continuam abrindo sua casa aos outros, compartilhando a comunidade com onze (11) leigos em Bois Joli e acolhendo muitas Irmãs que vêm à França para um programa ou em peregrinação. Nossas Irmãs da Irlanda, como as italianas, estão também buscando usar um modelo de liderança circular, em seu trabalho juntas visível em seu relatório anual. Embora sejam apenas oito irmãs, elas acolheram em sua casa nossas Irmãs que têm ido a Dublin para aprender inglês. A província brasileira, enquanto continua o processo de crescimento na unidade, tem dado atenção à formação em diferentes maneiras. Estão trabalhando para que as Irmãs se conscientizem  sobre a necessidade de serem mais abertas para acolher aquela que é diferente. Estão também oferecendo a todas as que fazem parte das diversas equipes e grupos, formação sobre “Perdão e Reconciliação”. Pela explanação dos relatórios, ficou claro que todos os grupos estão assumindo as decisões do último Capítulo Geral.
     
    No final da manhã, o grupo foi convidado a tomar tempo para refletir e rezar sobre aquilo que ouviram e experimentaram desde o começo do Conselho Amplo. Pelo final da tarde, reuniram-se em grupos de três para partilhar as iluminações de sua reflexão. E assim, mais um dia foi concluído. 
     




    Compartilhe:


    Envie seu comentário!

    *Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.