• Conselho Geral

    21 de Out, 2016

    Conselho Geral: Passo a Passo


    Os meses de agosto a outubro de 2016 têm proporcionado encontros muito significativos a cada uma das Irmãs do Conselho Geral. Em agosto, Irmãs Sally, Philomena e Mariaelena aproveitaram dos dias lindos e ensolarados para um tempo de férias juntos aos familiares e amigos, nos Estados Unidos, Alemanha e Itália. Irmã Ieda teve a alegria de conviver mais de perto com as Irmãs do Casaletto, sempre muito acolhedoras e sensíveis às necessidades da comunidade da Casa Geral, bem como de passear com sua mãe e duas Irmãs, que a visitavam em Roma. As Irmãs Philomena e Mariaelena, ao retornarem das férias, visitaram as comunidades da Província italiana, onde se encontram as Irmãs de Votos Temporários.

    Em setembro, de 5 a 9, as Irmãs participaram do encontro anual dos Conselhos Gerais das Congregações de Lyon, Annecy e Chambéry (LAC). Neste ano participaram também, alguns membros da Congregação do Instituto São José da França. Foi um momento muito rico de partilha da ordem da casa e estado do coração. E, além das reuniões de Conselho e de outras entidades aqui em Roma, Irmã Sally participou do Encontro anual do Grupo de Coordenação Geral das Congregações das Irmãs de São José, realizado em Le Puy, França. No mesmo local aconteceu a reunião da Equipe de Administração do Centro Internacional, da qual Irmã Ieda faz parte e participou da mesma. Ali, no dia 23 de setembro, os membros das duas coordenações mais as Irmãs convidadas, leigos, leigas e colaboradores das Irmãs de São José do Instituto São José, participaram da inauguração dos Arquivos que registram a história da Congregação de São José, desde a sua fundação até a Revolução francesa. Foi um momento histórico vivido com muita emoção, alegria e satisfação. Ainda em setembro, Irmã Mariaelena esteve na Irlanda aperfeiçoando a língua inglesa e Irmã Ieda em Chambéry. Ambas, além de praticarem os idiomas inglês e francês, visitaram as Irmãs e enriqueceram-se com seu dinamismo apostólico e consciência missionária. Irmãs Philomena e Sally deram sequência aos trabalhos do Conselho e participaram de várias videoconferências envolvendo as Irmãs da India, Paquistão e a ecônoma geral, Irmã Donna Hoffmann. Outro evento importante foi a celebração do aniversário de Irmã Philomena, que completou 60 anos de idade. Uma celebração digna de ser recordada, com direito a manjares indianos, em território italiano.

    Enfim outubro, todas reunidas, celebraram as festividades do nascimento de Padre Médaille e os 366 anos da Fundação da Congregação, 15 de outubro. Neste dia, as Irmãs Sally, Philomena, Mariaelena e Ieda participaram da inauguração da nova Enfermaria da Província italiana. O evento foi marcado por uma Missa celebrada na nova capela da Enfermaria, seguida por um momento de confraternização e almoço festivo. No dia 18, logo após o almoço, as Irmãs Sally e Philomena viajaram para a India, onde vão participar dos Capítulos Provinciais de eleição em Nagpur e Nírmala. Elas também dedicarão tempo para encontrar-se com as Irmãs de Votos Temporários, com as responsáveis pela Formação Inicial e com as novas Equipes de Coordenação das Províncias acima citadas. Em Roma, Irmãs Mariaelena e Ieda dão continuidade às atividades do Conselho. E, ainda em outubro, de 24 a 30, Irmã Mariaelena visitará as Irmãs da comunidade de Plzen, na República Tcheca. Lá terá a alegria de participar da homenagem de honra que será feita à Irmã Jaya, pelos trabalhos prestados à comunidade.

    Passo a passo, contando com a graça de Deus, a participação ativa de cada membro da Congregação e as orações de tantas Irmãs, leigos, leigas e colaboradores, o Conselho Geral vai avançando e respondendo às necessidades da Congregação com alegria e esperança.

    Ir. Ieda Tomazini




    Compartilhe:


    Envie seu comentário!

    *Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.